Dicas para quem vai nas Olimpíadas Rio 2016

Postado por: Tatiana Dornelles

As Olímpiadas acontecem pela primeira vez em solo brasileiro e os atletas do mundo inteiro já estão se preparando para este grande evento sediado no Rio de Janeiro. O clima de disputa misturado à união e paz já toma conta e a expectativa é de muitas medalhas nas modalidades do #Rio2016.
Eu, felizmente, tive a oportunidade de entrar para a história das Olimpíadas no Brasil ao participar do Revezamento da Tocha Olímpica – fui selecionada pela #Nissan. Foi um momento de “três is”: incrível, indescritível e inesquecível. 🙂

IMG_4302

Eu no Revezamento em Bento Gonçalves (RS)

Claro que gostaria de poder assistir a uma das modalidades ou até mesmo a abertura ou encerramento dos Jogos. Mas, por morar longe – em Santa Catarina – e não ter me organizado, não será possível… No entanto, sei que muitos leitores vão poder aproveitar estes momentos e, por isso, listamos algumas dicas importantes sobre acesso, segurança, o que é permitido e proibido levar ou fazer, entre outros. 🙂

  • Acesso aos portões

O controle de acesso no perímetro de segurança dos Jogos será feito através da apresentação de ingressos. Por isso, tenha-os a mão para acessar as instalações. Atenção: algumas bilheterias estarão localizadas dentro deste perímetro, portanto não deixe para retirar seus ingressos no dia da competição. Veja aqui mais informações sobre como chegar às instalações e saiba mais sobre as bilheterias aqui.

  • Chegue cedo e evite filas

Para evitar filas e garantir um ir e vir mais tranquilo, a maioria das instalações abrirá duas horas antes do início da competição. Aproveite também para curtir as diversas atrações do Parque Olímpico: live sites, lojas e muito mais!

13615159_10154401583584111_1683830688655832941_n

Vila dos Atletas

  • Perímetro de segurança

Fique atento ao perímetro de segurança que delimita a área de acesso dos veículos motorizados e não motorizados. O espaço interditado pode iniciar até 3km antes da entrada das instalações. Por isso, utilize sempre o transporte público, a opção que deixa você mais próximo das instalações dos Jogos. Lembre-se: linha 4 do metrô e alguns serviços especiais do BRT estarão restritos a quem tiver o Cartão dos Jogos e ingressos das competições do dia. Confira aqui detalhes sobre os perímetros de segurança e veja aqui onde comprar o seu cartão dos Jogos.

  • Transporte público

O transporte público deixará você mais perto do seu destino. Para saber mais informações sobre a utilização dos transportes públicos durante os Jogos, acesse visit.rio/mobilidade. Lembre-se: carros, motos, taxis, vans, bicicletas e outros veículos não motorizados terão acesso proibido a partir do perímetro de segurança (interdição) de cada instalação.

13600362_10154366151174111_283384055051711017_n

  • Prioridade a quem precisa 

Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, obesos, idosos, gestantes e pessoas com crianças de colo, têm atendimento preferencial nas entradas das instalações e nos serviços oferecidos aos espectadores dos Jogos. Outros serviços exclusivos destinados a este público estarão disponíveis em todas as instalações, veja aqui.

  • Comodidade para toda família

As instalações estão preparadas para receber crianças e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Quem faz uso de cadeira de rodas ou carrinho de bebê vai contar com um espaço para acomodação desses itens.

  • Crianças com pulseiras de identificação

Para aproveitar com segurança, recomendamos que os responsáveis coloquem nas crianças pulseiras de identificação que estarão disponíveis nos balcões de informação ao público. E lembre-se: crianças a partir de dois anos completos têm que ter seu próprio ingresso e acima de 14 anos não precisam estar acompanhadas por responsável.

Foto: Beth Santos/PCRJ

  • Segurança

Evite levar bolsas às instalações dos Jogos, isso vai agilizar a sua entrada. Se necessário, prefira as pequenas, que caibam no colo ou sob o assento. Carregue somente os objetos que você realmente irá precisar. E atenção: nas Cidades do Futebol (São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Manaus e Brasília) não será permitido entrar nos estádios com bolsas, malas, mochilas e similares, a menos que sejam transparentes e permitam a visualização do conteúdo.

  • Objetos com entrada proibida

Deixe em casa brinquedos grandes, bicicletas, patinetes, patins, skates, bolas, raquetes e similares. Não será permitida a entrada desses objetos nas instalações.

  • Torcida

Prepare-se para vibrar e celebrar cada conquista dos nossos atletas. Lembre-se que é proibido levar cartazes, placas, faixas e dispositivos que criem ruído excessivo, como megafones, apitos e instrumentos musicais.

13315617_10154262299879111_6165321270015628054_n

  • Alimentos e bebidas

Você poderá comprar diversos tipos de alimentos e bebidas dentro das instalações. Por uma questão de segurança, só será permitida a entrada de alimentos não perecíveis e em embalagens lacradas e originais. Recipientes de vidro não serão permitidos e esta regra também é válida para a alimentação de bebês e crianças. Caso você precise levar alguma alimentação especial por recomendação médica, será necessária a apresentação de um atestado.

  • Cuidados com a saúde

Você pode levar até cinco embalagens de itens de cuidados pessoais, como cremes hidratantes, protetores solares e repelentes, com no máximo 200ml cada.

  • Ingressos

Os ingressos estão no nome do comprador, mas podem ser usados por amigos e familiares. Caso sua opção tenha sido retirar os ingressos nas bilheterias, confira aqui os locais. Caso tenha optado por e-ticket, veja aqui como imprimir. E lembre-se: não dobre nem amasse o código de barras.

FYuJmF0k

  • Compras nas lojas Rio 2016

Em reconhecimento aos 30 anos de apoio aos Jogos Olímpicos, apenas cartões Visa (débito, crédito ou pré-pago) e dinheiro são aceitos nos restaurantes, lanchonetes, bares, lojas Rio 2016 e demais estabelecimentos dentro das instalações. Caso você não tenha um cartão Visa, veja aqui como adquirir um pré-pago.

TGV_L2dP

Megastore em Copacabana

Rio 2016 megastore 4

  • Conheça a Cidade Maravilhosa e Olímpica

Aproveite, claro, para conhecer os pontos turísticos do Rio de Janeiro – que realmente é uma cidade maravilhosa… Nós estivemos por lá em janeiro e já pairava no ar o clima de Olimpíadas.

Eu e Max em Copacabana

Eu e Max em Copacabana

Foto: Destino Mundo Afora

20160418112935

Então, depois destas dicas, aproveite os Jogos, organize a sua torcida e que venham muitas medalhas – para os atletas brasileiros, claro!

Nota: Estes anunciantes não possuem relação com os Jogos Rio 2016 e são patrocinadores exclusivos deste blog/site.

Fonte: Rio 2016
Fotos: Rio 2016 | Divulgação | Destino Mundo Afora

Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

3 comentários

  1. Luiz Queiroga disse:

    Parabéns, gostei muito!

    1. Obrigada! Que bom que gostou, Luiz. Fazemos os posts com carinho para os leitores!

  2. Aurea Rainner disse:

    Ameii o blog, meus parabens!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial