Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre

Postado por: Amanda Menger

Um aeroporto que não é muito grande, mas possibilita voos muito bons para destinos nacionais e alguns internacionais. Assim pode ser descrito o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.
Este é um dos aeroportos que mais uso. Para quem mora em Santa Catarina, nem sempre o aero de Florianópolis é a melhor opção. Explico porque. Tanto eu quanto a Tatiana moramos em Tubarão, sul do estado. O aero mais próximo é o de Jaguaruna. E a existência de voos regulares para São Paulo desde 2015 é um grande facilitador, porque depois de São Paulo você ganha o mundo. Porém, muitas vezes dependendo do destino final o preço fica elevado e fora outras questões de logística. E é exatamente isso que também dificulta para mim o uso de Florianópolis.

DSC_7850 (Copy)

Nas três viagens internacionais que fiz, 2013 para Buenos Aires, 2014 para Londres e Paris e 2015 para Paris e Sul da França, usei o aeroporto de Porto Alegre. Para Buenos Aires por motivos óbvios: tem voo direto da Gol saindo da capital gaúcha e com vários horários no dia, diferente de Florianópolis, o que dependendo do horário, me jogaria para uma escala em São Paulo para depois ir para Buenos Aires, sem contar que poderia elevar o preço do bilhete.
Nas duas viagens para a Europa optei por Porto Alegre pela quantidade de horários disponíveis, inclusive para os bilhetes emitidos por milhagens, e por uma questão de logística, meus acompanhantes de viagem estavam no RS, então preferi encontrá-los lá e já sairmos juntos do que nos encontrarmos em um terceiro aero.

DSC_7853 (Copy)

O que dizer da infraestrutura? O Aeroporto de Porto Alegre é simples, não é grande (mas é maior do que o de Florianópolis). É tudo muito próximo e fácil de achar. Tem várias opções de restaurantes e bares para fazer uma refeição ou lanche antes/depois do voo. Tem áreas bem interessantes no segundo piso para ver os aviões decolando e aterrissando.

DSCN9943 (Copy)

As opções para o acesso são variadas, tanto táxi, quanto ônibus (várias linhas que vem do interior do estado tem opções que chegam ao aero, como é o caso da Citral que oferece a ida ao aeroporto para quem vem de Gramado e Canela. Eles passam primeiro na rodoviária e depois seguem para o aeroporto. A Unesul também possibilita isso, pois a garagem deles é próxima ao Salgado Filho e conversando com o motorista, ele deixa lá), e tem ainda o trensurb para quem sai da rodoviária. Antes a ligação do trensurb com o aeroporto era por meio de passarelas, hoje é pelo Aeromóvel, um trem elevado, que liga os dois prédios e o preço do aeromóvel está incluído no ticket do trensurb e com certeza é a opção mais barata de deslocamento caso você esteja vindo do interior de ônibus e a empresa não ofereça este mimo de te levar até o aero.
Na área internacional tem uma loja Duty Free. Ela é pequena e não tem grande variedade de produtos, alguma coisa de bebidas e roupas, eletrônicos e perfumes. Achei que valia mais a pena passar por lá na ida para Buenos Aires para conferir os preços e bater com os da capital argentina. Se fossem mais altos, compraria em Buenos Aires, se fossem mais baixos, compraria na volta. Lá em 2013, achei que ficaram elas por elas e a viagem para Buenos Aires foi a mais pobrinha em termos de compras.

DSCN3668 (Copy)

Durante a Copa do Mundo, em 2014, as mesas da praça de alimentação foram patrocinadas pelo Grêmio e tinham informações sobre pontos turísticos da capital.

DSCN9939 (Copy)

O aeroporto tem agências do Banrisul, Banco do Brasil, Caixa Econômica e Bradesco e caixas eletrônicos destas instituições e ainda Itaú, HSBC/Santander e uma lotérica, além de duas casas de câmbio. Conta também com estacionamento e várias empresas de locação de automóveis.
Um problema que o Salgado Filho tem são os fechamentos devido ao mau tempo. Isso foi amenizado com a instalação de uma série de equipamentos no inverno de 2014. Mas, ainda assim, viajar no inverno, em dia de cerração, pode significar atrasos e cancelamento de voos.

DSC_7848 (Copy)

O grande painel em azulejos é uma criação da artista Regina Silveira, em 2001, na inauguração do terminal 2.

Obras: O aeroporto passa por obras de ampliação do terminal de passageiros e de cargas, o que só deve ficar pronto para 2017. O governo federal anunciou que a administração será por meio de concessão e várias empresas estão interessadas. Outra melhoria que está prevista, talvez para iniciar no final deste ano é a ampliação da pista. Com o aumento, aviões maiores poderiam utilizar o aeroporto e isso poderia significar novas rotas (yeah!). Há entraves de desapropriação e remoção de famílias que moram no entorno do aeroporto. Há ainda a previsão de construção de um hotel e um novo edifício-garagem dentro da área do Salgado Filho.

Serviço
► Aeroporto Salgado Filho: http://www.aeroportoportoalegre.net/
► Endereço: Terminal 1 – Av. Severo Dulius, 90.010 | Terminal 2 – Av. dos Estados, 747 | Bairro São João
► Horários Gramado e Canela/Aeroporto: http://www.citral.tur.br/aeroporto.php?modo=A
► Empresas que operam no Salgado Filho: Aerolíneas Argentinas, Avianca, Azul, Copa, Gol, Tam, Taca e Tap.

Fotos: Destino Mundo Afora
Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial