Bate e volta pelas praias de Santa Catarina

Postado por: Tatiana Dornelles
IMG_9672

Hoje o Destino Mundo Afora está participando de uma blogagem coletiva, com vários outros blogs amigos, com dicas de bate-e-volta para ajudar quem não se programou neste feriado prolongado de finados. Então, a ideia é propor lugares para conhecer rapidamente, mas de maneira que a viagem seja inesquecível. Por isso, escolhi falar sobre as lindas praias catarinenses que valem a visita, mesmo que brevemente. :)
Santa Catarina é, sim, um estado bonito por natureza e não é à toa que é destino muito procurado por turistas. Com inúmeras praias paradisíacas, fica difícil escolher apenas uma para visitar e, por isso, nossa seleção é de alguns lugares imperdíveis…
Para chegar no estado, é possível desembarcar em Florianópolis (que fica mais perto de Bombinhas, Balneário Camboriú, Itajaí) ou Jaguaruna (próximo de Laguna e Imbituba).

Blogagem Bate e Volta

Bombinhas, por exemplo, tem tudo o que um turista pode apreciar: a natureza ao redor, mar azul celeste, opções de lazer e gastronomia, tranquilidade… Além de ter praias com mar cristalino e ser considerada propícia para a prática de mergulho, há ainda outras opções, como passeio de escuna e ônibus turísticos – conhecidos também por jardineiras.
Durante a temporada de verão, cerca de um milhão de turistas passam por Bombinhas. E a cidade está preparada para receber todos. Com uma rede hoteleira que oferece serviço de qualidade e gastronomia diversificada, vale a pena conhecer tudo o que o local oferece. E os preços não são exorbitantes não. Pelo contrário!

Passeio de Scuna - Bombinhas 002

Bombinhas

Outra praia que deve ser colocada na lista é Balneário Camboriú. A cidade é extremamente agitada no verão e oferece diversas atrações para o turista. Durante o dia, por exemplo, é possível fazer uma caminhada pela orla até a Barra Sul ou mesmo curtir a natureza e o visual do alto do bondinho, que fica no Parque Interpraias. Do Cristo Luz, um dos cartões postais da cidade, também é possível ter vista panorâmica. O comércio é atrativo, com produtos de qualidade e bons preços, e a noite é extremamente badalada. Enfim, vale a pena conhecer Balneário Camboriú, que é considerada a capital catarinense do turismo.
Paisagem - Bal Camboriu

Balneário Camboriú

Ao lado, há Itajaí, também com praias bonitas e o porto. Tem o Mercado Público, que é pequeno mas superbacana e vale a pena conhecer… Quem sabe, pode rolar até um chopinho…
Paisagem - Itajai

Itajaí

Mais ao sul, há Laguna, município que atrai turistas de todos os estados, principalmente no Carnaval. A Cidade Juliana é a terra natal da heroína Anita Garibaldi, que foi casada com o italiano Giuseppe Garibaldi. Além das praias, algumas badaladas – como o Mar Grosso e o Farol de Santa Marta -, e outras “desertas” e encantadoras, Laguna ainda tem um museu e a Casa de Anita, que pode ser visitada, bem como pontos turísticos que chamam a atenção, como a Fonte da Carioca, as docas, os Molhes e até o Centro Histórico. A pesca artesanal com auxílio dos botos é outro atrativo e, somente este ano, equipes de TV internacionais estiveram na cidade para filmar o fenômeno. Inclusive, este ano foi inaugurado o mais novo cartão postal do estado: a ponte Anita Garibaldi, primeira travessia estaiada do Brasil em curvas. Show! Durante a noite, recebe iluminação e fica ainda mais bonita…
DSC_5044

Fonte da Carioca

ponte2

Ponte Anita Garibaldi

Em Imbituba, cidade limítrofe a Laguna, a Praia do Rosa é destino certo para milhares de turistas, incluindo os internacionais. A natureza e o estilo próprio do lugar encantam qualquer pessoa que gosta de excelente gastronomia, pousadas cinco estrelas e tranquilidade. Mas ainda há Itapirubá e a Praia da Vila, que são bem agitadas no verão. A Praia da Vila já foi até cenário do WCT – Campeonato Mundial de Surf – por ter ondas ideais para os surfistas.
Rosa 5

Praia do Rosa

Isso sem contar ainda com Florianópolis, capital catarinense, que dispõe de 42 praias, desde as isoladas às mais agitadas. Enfim, apenas conhecendo Santa Catarina é que é possível ter uma ideia do quanto o estado é apaixonante. Inclusive, quem visita as terras catarinenses, certamente fica com “gostinho de quero mais” e volta outras tantas vezes… E, aqui, o turista é muito bem-vindo!
Paisagem - Fpolis

Florianópolis

Blogs participantes:
► Amazonas
• Pequeno Grande Mundo | Praia de Açutuba e Cachoeira do Castanho, em Iranduba, Amazonas

► Bahia
• De Petrolina para o Mundo | Dunas de Casa Nova, um Mar no Sertão!

Goiás
• Olhar de Viajante | Bate e volta em Pirenópolis

► Minas Gerais
• Destinos por onde andei… | Ouro Preto: Bate-e-Volta no feriado que vem chegando

► Paraíba
• Atravessar Fronteiras | Território Macuxi – passe um dia de índio em meio à natureza paraibana

► Paraná
• Comendo Chucrute e Salsicha | Lapa no Paraná, bate e volta desde Curitiba

► Rio de Janeiro
• Freitas para o Mundo | Viagem bate-volta: o que não fazemos por uma cerveja
• Fourtrip | Arraial do Cabo: Passeio de barco pelas praias de Arraial do Cabo
• Vida de Viajete | 10 destinos bate e volta no Rio de Janeiro

► São Paulo
• Me deixa ser Turista | Passeio de bondinho sem ficar pelado em Santos
• Ligado em Viagem | São Paulo: Praça da Luz, Mercadão e Praça da Sé
• Família Viagem | 10 passeios bate e volta pra quem está em São Paulo curtir o feriadão

► Outros destinos
• D&D Mundo Afora | Várias cidades – 10 passeios bate e volta para curtir no feriado
• VoupraRoma | Roma/Itália – Bate e Volta Roma a Orvieto
• Viagens da Mochilinha Gaúcha | Brasil, França e Portugal em bate-e-voltas: ops, não exatamente entre eles!
• Desempilhados | Colômbia – Bate e volta de Medellín a Guatapé: subir 700 degraus com crianças

Fotos: Destino Mundo Afora
Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

17 comentários

  1. Adoro Santa Catarina. Dessa lista ainda falta Bombinhas que sou louca pra conhecer. Bjs!

  2. Ainda não conheço a região sul do Brasil. Mas pretendo fazer, em breve. Gostei demais das dicas que você deu; Minha prima passiu a lua de mel em Balneário e gostou muito. Valeu pela dica.

  3. Tati, essa é minha praia (ou praias) e assino embaixo de todas as suas dicas. Post irretocável e que só me deixa cheia de saudades. Sou umas das milhares de "fãs nº 1" do Estado!!! BjO!!!

  4. Realmente nosso Estado é muito lindo. Vale à pena conferir! Muito boas as suas sugestões, Tatiana.

  5. Praia já é bom, lindas assim, então, valem muito a pena. Ainda não fui para Santa Catarina, mas quando for vou visitar todas. Parabéns pela escolha!!!

  6. Amo Santa Catarina, Ia sempre para Garopaba. Adorei, deu para matar as saudades! Afinal moro em Roma há 5 anos…bacio di Roma

  7. Não conhecer Santa Catarina é uma das grandes falhas na minha vida de viajante! Vendo seu post me dei conta de quanta beleza me aguarda! Bjs!

  8. Taís Farias disse:

    Oi Tatiana!! Que legal! Preciso conhecer Florianópolise arredores! Está na minha wish list! :) Abraço! Taís (www.depetrolinaparaomundo.com.br)

  9. Que legal Paula! Santa Catarina é linda por natureza mesmo!! Adotei com meu estado, já que nasci no Rio Grande do Sul… Obrigada!! :) E venha logo a SC.

  10. Oi Daniela, o que está esperando para conhecer Santa Catarina? Venha logo, vai adorar… Que bom que gostou das dicas!!! 😉

  11. Então, se falta só Bombinhas, venha logo para Santa Catarina… :)

  12. Venha logo, Taís! Temos lugares incríveis em Santa Catarina… :)

  13. Oi Simone, SC tem muitos lugares maravilhosos e não listei nem metade. Tem que vir logo conhecer nosso estado… :)

  14. Nossa, que legal. Garopaba é aqui do ladinho da minha cidade (Tubarão)… Quando vier ao Brasil, tem que voltar a SC. Agora, Roma está na minha lista de desejos… hehe

  15. Obrigada Gisele. Quando vier, faça uma road trip e passe por todas as praias. Vale a pena!!!

  16. Frances Mona disse:

    Quem não conhece as praias de Santa Catarina, tem que conhecer. Eu conheço algumas, mas pretendo conhecer mais. :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial