Atentados ao World Trade Center: o que senti no local

Postado por: Tatiana Dornelles

O que era para ser um dia normal para as pessoas do mundo inteiro, principalmente aos americanos, virou cenário de horror e tristeza: era 11 de setembro de 2001 quando terroristas da rede al-Qaeda atacaram os dois mais altos prédios do complexo do World Trade Center, as conhecidas Torres Gêmeas, cartão postal dos Estados Unidos. O mundo parou… O coração da América, Nova York, também…

Em frente à construção das novas Torres

Parecia cena de filme produzido por Hollywood. Mas não era. As TVs anunciavam os ataques terroristas, muitas vezes explicando que eram cenas reais. Dois Boeing 767 foram “jogados” para dentro das torres. Cerca de 3 mil mortes foram registradas. Militares e civis perderam a vida entre paredes, aços e fogo. Outras muitas se jogavam das janelas, num ato de desespero.
Depois de uma década, a construção das novas torres seguiu firme e forte. E hoje, as novas torres do WTC são mais altas do que as anteriores, que tinham 110 andares, e têm um memorial às vítimas do atentado.

Mural em homenagem às vítimas

Estive lá, em junho de 2011. E confesso: é estranho estar em um lugar onde milhares de pessoas morreram, ainda mais por ter acompanhado tudo pela TV.
Enquanto andava pelas ruas nos arredores das antigas Torres Gêmeas, imaginava as pessoas correndo, os papeis voando e a poeira cinza que pairava no ar. Imaginei o que se passou pela cabeça de quem trabalhavam nos prédios próximos, a correria dos Bombeiros para salvar aqueles que estavam presos, a cidade parada em meio ao caos. Imaginei as pessoas que estavam dentro dos metrôs, no exato momento em que as Torres Gêmeas foram atingidas.

E a dor daqueles que conseguiram sair com vida, mas perderam amigos, familiares e colegas de trabalho. Emoção e imaginação, aliados às lembranças das cenas da TV, misturavam-se em mim…
O tempo em que fiquei ali, caminhando no quarteirão gigantesco, notei o quanto é doloroso aos americanos lembrar deste momento da história. Percebi o quanto eles desejam “apagar” da memória o dia em que o poder americano foi “desarmado” pelos terroristas.
Nas paredes, as marcas e os nomes daqueles que lutaram para salvar o próximo ainda são estampadas em cartazes. Flores são deixadas em homenagem às vítimas. Turistas do mundo inteiro caminham e fotografam.
Dificilmente, os americanos esquecerão deste dramático dia. A dor permanecerá por décadas e décadas, mesmo com as novas torres erguidas. O ataque de 11 de setembro já foi eternizado nos livros e na história dos Estados Unidos.

Foto: Divulgação

Onde você estava em 11 de setembro de 2001?
Lembro com perfeição o que fazia. Saí para trabalhar cedo! Atuava no setor comercial de uma empresa de roupas, na distribuição do estoque para as quase 31 lojas, junto com mais três pessoas. Só percebemos o que aconteceu na hora do almoço, no Jornal Hoje. Durante toda a tarde, acompanhamos os acontecimentos minuto a minuto em um site de notícias. E você, o que fazia no dia 11 de setembro de 2001?

Fotos: Destino Mundo Afora
Aviao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial