Desfile de Natal, em Gramado

Postado por: Amanda Menger

Um dos maiores atrativos de Gramado é o Natal Luz. A festa surgiu em 1986, e fazia parte de outra festividade: a Festa das Hortênsias. Em pouco tempo, o Natal se tornou mais importante e atraí milhares de visitantes todos os anos. As atividades iniciam na segunda quinzena de outubro e seguem até o segundo domingo de janeiro.

Além das ruas muito enfeitadas e iluminadas, há diversas atividades e espetáculos, alguns gratuitos, outros não. Entre os espetáculos não gratuitos está o desfile de Natal. Em dezembro de 2019, acompanhei o desfile de uma forma um pouquinho diferente: eu, Amanda, e duas alunas, gravamos parte do espetáculo e entrevistamos vários participantes para um documentário que estamos produzindo no Programa Municipal Escola de Cinema – Educavídeo, de Gramado.

Exatamente por conta do doc, nós pudemos ver os bastidores e como a mágica acontece. Só para terem uma ideia, mais de 300 pessoas participam do desfile entre pessoal que desfile e bastidores. São dois desfiles semanais entre outubro e janeiro. A cada ano, o desfile pode ter pequenas modificações ou mesmo ganhar uma temática diferenciada. Em 2019, o tema era o circo. Além de personagens típicos do Natal, o espetáculo contou com outras figuras do circo, como malabares, mas também com banda de música, que, aliás, é formada pelos integrantes da banda marcial da escola onde trabalho, a EMEF Senador Salgado Filho (eles são incríveis!), patinadores, atores e cantores.

Um dos momentos altos do desfile é uma apresentação dos dois atores e cantores, nessa parte, já mais para o final, há neve artificial e em seguida vem o Papai Noel. Para os mais tradicionalistas, o desfile de 2019 iniciou com uma representação de caráter religioso, com a anunciação do Anjo Gabriel à Maria e depois o nascimento de Jesus.

O ponto ruim do desfile  é que praticamente durante toda a participação dos integrantes toca a mesma música. Só muda quando entram os cantores e a parte da neve e bem no início. Se vale a pena? O ingresso não é dos mais baratos, aliás, para nenhum dos eventos do Natal Luz é barato. E vale a pena se você gosta muito do Natal e especialmente se for com crianças, acredito que este seja o espetáculo mais voltado para elas. O desfile tem duração de 1h15 aproximadamente.

Dicas:

► O desfile inicia às 21h, mas chegue antes, mesmo com a definição do local já na compra do ingresso, chegue com antecedência.

► Se você estiver de carro, é possível estacionar no pátio da Expogramado. O valor do estacionamento é cobrado a parte do ingresso. Quando você chega, funciona como em shopping, passa pela catraca, pega o ticket, valida ele dentro da Expo e na hora de sair apresenta aos controladores.

► Há duas entradas na Expo, a de frente à Rótula que une a Avenida Borges de Medeiros e a rua São Pedro, e outra que seria a parte de trás da Expo, para ter acesso a ela é melhor ir pela rua São Pedro e entrar na rótula da loja Quero-Quero.

► Pessoalmente, achei mais fácil entrar pela rótula e depois sair parte de trás, inclusive deixei o carro perto e peguei bem menos trânsito.

► Muitos hotéis e pousadas oferecem transfer para ir e voltar da Expo, verifique se o seu oferece o serviço e se estresse menos

►Para quem for de carro, além de chegar cedo, tenha paciência na hora da saída. O fluxo de veículos é muito grande mesmo, inclusive nas apresentações que ocorrem em janeiro.

►Gramado tem amplitudes térmicas muito grandes, especialmente de novembro para frente. Isso significa que você pode ter um dia de temperaturas de 30°C e à noite, caírem para 12°C, portanto, leve um casaco, pois costuma ficar fresquinho à noite, ainda mais ao fim do espetáculo e quando você conseguir sair da Expo.

► Procure comprar os ingressos direto no site ou usar as máquinas específicas que ficam no Palácio dos Festivais e Rua Coberta. Os ingressos têm valores diferentes a cada ano, mas costumam ser acima de R$ 170 (há opções de meia-entrada para estudantes, crianças, idosos e deficientes).

Serviço:

►Site: Natal Luz de Gramado

►Dias de evento: quintas e domingos

►Horário: 21h

►Local: ExpoGramado – Av. Borges de Medeiros, 4111

 

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial