Transporte em Montpellier, França

Postado por: Amanda Menger

Uma boa forma de se locomover em Montpellier, no Sul da França é usando o transporte público. O Tramway é uma espécie de bonde elétrico que liga vários bairros da cidade e também as áreas próximas, da chamada aglomeração de Montpellier, aliás foi com ele que fomos e voltamos a Palavas Flote, uma praia bem pertinho e que fica às margens do Mar Mediterrâneo (confere o post aqui sobre a ida à praia).

Para comprar os bilhetes do Tram  você pode usar os terminais eletrônicos espalhados pela cidade. Nas estações há placas indicativas sobre as linhas que passam por ali e o horário aproximado de chegada do bonde, como nas estações de trem e metrô. Dentro dos vagões, há indicações sobre as próximas paradas.
Nos terminais eletrônicos e nas paradas é possível encontrar os mapas do bonde, indicando as linhas e os locais por onde ele para. Ao entrar no vagão você deve validar os bilhetes, em uma espécie de catraca. Assim como no metrô em Paris e nos trens da TGV, mantém o bilhete com você até o fim da viagem, pois ocorrem fiscalizações e sem o bilhete você é multado.

A linha 3 foi estilizada por Lacroix.

Não esqueça de validar o bilhete nestas máquinas.

Estação da Praça de La Comedie, no Centro

Uma das principais estações é a que fica ao lado da Praça La Comedie, em frente ao supermercado Monoprix. A linha 3 é a mais chique. Isso porque os vagões foram “vestidos” pelo estilista Christian Lacroix. É esta mesma linha que leva até as praias. Outro destino interessante para ir de tram é o Odisseum, o shopping e também ao aquário de Montpellier, o Mare Nostrum (outra referência ao passado romano. A região toda foi província romana e o Mar Mediterrâneo era chamado pelos romanos como o Nosso Mar, após a derrota dos cartagineses, nas guerras Púnicas nos séculos III e II antes da Era Comum).

City Card: Montpellier tem um cartão de transporte que dá acesso a algumas atrações, inclusive ao trenzinho do city tour, e também descontos de 10% a 50% em outros locais. O City Card tem validade de 24h, 48h ou 72h, e os preços começam em 13 euros. Não vimos grandes vantagens em obter o cartão, pois muitas coisas fizemos a pé. Há opções de compra somente do transporte, com cartões que variam de uma viagem (1,60 euros), 10 viagens, 1 a 7 dias e ainda o cartão familiar, com validade para um dia. Se for para ir e voltar da praia e estiver sozinho, basta comprar os bilhetes unitários, mas se você estiver em família, vale a pena comprar o bilhete da família válido por um dia, o preço é melhor.

Serviço
► City Card: Aqui você pode conferir e até comprar os cartões, válidos por 24h, 48h e 72h.
► Tramway: Para saber as linhas e a situação de cada uma.
► Preços das tarifas e os cartões do transporte público (vale para ônibus, bicicletas e o tram): Começam em 1,60 euro. Confira aqui as tabelas de preço.
► Horários: Cada linha tem um horário específico de funcionamento, mas de forma geral, começam por volta das 5h e se estendem até a meia noite ou um pouco mais. Confira aqui os horários disponíveis.

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial