Museu do Surf by Rico, no AquaRio

Postado por: Tatiana Dornelles

Pra quem é apaixonado por surfe, deve conhecer o Museu do Surf by Rico, no Rio de Janeiro. Conheci durante o presstrip a convite do Belga Hotel, onde estava na programação a visita ao Aquário Marinho do Rio de Janeiro (AquaRio), onde o museu está instalado.


O espaço relata a história da trajetória do surfista Rico de Souza, praticante do esporte há mais de 50 anos. Toda a história é contada através de fotos e das pranchas históricas, que mostram o desenvolvimento do surfe no Brasil e no mundo.

Com um acervo que reúne pranchas e fotos desde a década de 60, entre elas madeirites, há ainda pranchas e modelos especiais, como Pepê Lopes, Tito Rosemberg, Twin de Santos, Pena do Nordeste, Daniel Friedmann, além das pranchas dos campões mundiais Adriano de Souza e Gabriel Medina, entre outros.

 

Ah, há ainda das Olimpíadas Rio 2016, bem como de grandes marcas internacionais, como pranchas Hobbie, Greg Noll e Ben Aipa.

No museu tem ainda, em exposição, a Tocha Olímpica e a Tocha Paralímpica Rio 2016, bem como a fotografia do esportista que carregou. Ah, pra quem não sabe, também fui condutora da tocha em Bento Gonçalves.

Pra quem não sabe, Rico foi um dos principais personagens da geração do Píer de Ipanema, que marcou o Rio no início da década de 1970 e um dos responsáveis pela profissionalização do surfe no país. Pioneiro na fabricação de pranchas de surfe, na indústria de surfwear e na organização de campeonatos, Rico é tricampeão brasileiro e vice-campeão mundial de longboard.

Foi ele também quem criou a primeira escola de surfe do Rio de Janeiro, atém de ser o primeiro a dar informes sobre as ondas muito antes da internet com o Disk Surf, e ser um dos pioneiros nos informes virtuais com fotos e previsões no ricosurf.com, hoje líder de audiência no Brasil com a maior cobertura de praias das Américas.

Paradinha pra descanso!

Além das pranchas dessas lendas do surfe, o histórico acervo contando a evolução desse esporte para os visitantes do AquaRio! Vale a pena conhecer!

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao

O blog Destino Mundo Afora participou desta viagem a convite do Belga Hotel, por intermédio da MMA Comunicação. Transportes aéreos e tranfers, passeios, hospedagem e alimentação estavam inclusos. Contudo, o texto é isento e reflete as opiniões verdadeiras da autora. A viagem ocorreu em janeiro de 2017.

Gostou?

Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial