Flatiron Building, o prédio triangular de Nova York

Postado por: Tatiana Dornelles

Flatiron Building sempre esteve em nosso roteiro de viagem a Nova York, nos Estados Unidos, justamente por ser um dos prédios mais famosos da cidade e por aparecer em filmes do cinema e em seriados, entre eles o longa-metragem “Homem Aranha 2”. Pra quem não lembra, o edifício era a sede do jornal “Daily Bugle”, onde Peter Parker era fotógrafo. Vale a pena conhecer, não somente pela beleza da arquitetura – sim, ele é triangular -, mas por ser um dos pontos turísticos bem legais e que rende fotos incríveis. 🙂


O prédio foge um pouco (ou totalmente – depende do ponto de vista! hehehe) dos padrões das demais construções de NYC. Foi um dos primeiros arranha-céus da cidade e tem esse nome por ter a forma semelhante a um ferro de passar roupas. Eita! E não é que parece mesmo?
Localizado em frente ao Madison Square Park, entre a Fifth Avenue, a Broadway e a 23rd Street, o edifício foi inaugurado em 1902. Possui 87 metros e 22 andares. Na época, era um dos mais altos do mundo, acreditem!

Tínhamos andado um bom trecho da Fifth Avenue – a 5ª Avenida – e estávamos exaustos. A caminhada até o prédio ainda seria longa e eu só não desisti porque Max não deixou. Ainda bem, porque valeu a pena ir pertinho do edifício. Apesar de cansados, fomos até a entrada. Tem uma porta giratória grande e um hall que chama a atenção. No entanto, ficamos receosos de fotografar por dentro.

O prédio tem esse formato por ter sido construído em um terreno triangular. Ainda assim, existem similares, como o Edifício Gooderham, em Toronto, e o English-American Building, em Atlanta. Ambos, inclusive, são mais antigos, porém mais baixos.

O Flatiron Building foi desenhado pelo arquiteto e urbanista Daniel Burnham,no estilo Beaux-Arts. Tem uma coluna grega clássica e a fachada é de calcário e terracota. Realmente, a arquitetura e riqueza em detalhes chama atenção, não somente dos engenheiros e arquitetos, ou apreciadores de arte, como também de pessoas leigas. É lindo e, com certeza, eu iria novamente para fazer uns cliques bem legais! E se você está a caminho da Big Apple, #ficaadica

Curiosidades
► O Flatiron Building também é chamado de Fuller Building.
► Após sua construção, o bairro em torno do prédio foi chamado de Distrito Flatiron (Flatiron District).
► Em 1979, foi designado edifício do Registro Nacional e Lugares Históricos.
► Em 1989, virou Marco Histórico Nacional.

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial