Encantos e histórias de Laguna, em Santa Catarina

Postado por: Tatiana Dornelles

Pequena cidade do Sul de Santa Catarina, Laguna é repleta de histórias, encantos e belezas naturais. Fica a cerca de 20 minutos de Tubarão (onde moro) e é onde sempre passei os verões na infância e adolescência. Atualmente, é onde temos nosso apê de praia. A cidade ainda é conhecida pelo famoso carnaval, pela festa de réveillon e as belas paisagens.
Para quem não sabe, o município foi um dos marcos do Tratado de Tordesilhas, que separava o Brasil em dois: um lado pertencia a Portugal e outro a Espanha. Quem não lembra dos livros de história, hein?
Também foi cenário de batalhas da República Juliana e lugar onde a heroína de “dois mundos” Anita Garibaldi se apaixonou por Giuseppe Garibaldi, com quem casou, teve filhos e seguiu para batalhas no Brasil e na Europa.

Cidade histórica

A Cidade Juliana, como é carinhosamente conhecida, é ainda repleta de belezas naturais e encantos mil. Tem diversas praias, algumas badaladas e outras isoladas, mas todas lindas. Também é onde os golfinhos – ou botos – interagem diretamente com os seres humanos, ajudando pescadores a capturar peixes. Essa interação – conhecida por pesca artesanal com ajuda dos botos – já foi tema de programas de TV de diversos países e chama a atenção dos turistas, todos os anos. É realmente lindo!
Além disso, por ser histórica, a cidade tem muitos pontos turísticos interessantes, que valem a visita. Então, vou fazer um pequeno apanhado dos lugares para conhecer.

  • Marco do Tratado de Tordesilhas

No início da colonização do Brasil, o território onde seria instalada Laguna constituía a parte mais meridional do Brasil, na Capitania de Santana. O Tratado de Tordesilhas estabelecia um meridiano imaginário, situado a 370 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde, na África. As terras a oeste desse meridiano eram da Espanha, e a leste, de Portugal. A linha imaginária, criada em 1494, passava por Laguna. O monumento está no local exato onde passava a linha imaginária e, para quem quer conhecer, fica ao lado da rodoviária, no Centro Histórico.

Um pé em Portugal e outro na Espanha, segundo o Tratado de Tordesilhas

  • Fonte da Carioca

A Fonte da Carioca é outro local que vale a visita. O prédio foi construído em 1863, ampliado em 1906 e restaurado em 1990. É conhecida como fonte dos namorados e da juventude, que segundo os moradores enfeitiça com o poder cristalino de suas águas. 💦 Diz a lenda que quem dela bebe, recebe o poder da juventude eterna e volta à histórica cidade. Será?
Segundo historiadores foi a água desta fonte, que nasce da terra, que motivou a localização da cidade por seu fundador. Até hoje a população se abastece desta água para beber. Seus tanques, revestidos de mármore carrara deixam a água fresca, gelada e saborosa. Segundo estudos, produz 2 milhões de litros de água potável por mês.
Nós, inclusive, pegamos água direto da fonte, seja para o apê da praia ou para nossa casa em Tubarão…

Fonte da Carioca é onde sempre pegamos água

  • Casa de Anita

Foi nessa casa que Anita Garibaldi, a Heroína de Dois Mundos, vestiu-se para o primeiro casamento, com o sapateiro Manoel Duarte de Aguiar.
A casa foi construída em 1711 e atualmente funciona como museu, com acervo que lembra a trajetória de Anita e seu inesquecível romance com Giuseppe Garibaldi.
Guarda, além de móveis da época e utensílios pessoais, uma urna com a terra da sepultura da heroína e o mastro do navio “Seival”, uma das embarcações transportadas por Giuseppe desde o interior do Rio Grande do Sul à tomada de Laguna. A edificação foi restaurada na década de 1970 e transformada em relicário histórico. Atualmente, o valor do ingresso é de R$ 5,00.

Casa onde Anita se vestiu para o primeiro casamento

  • Igreja Santo Antônio dos Anjos

A Igreja Santo Antônio dos Anjos, no Centro Histórico de Laguna, tem ornamentação entalhada em estilo barroco mineiro, com detalhes em ouro, e foi fundada pelo bandeirante Domingos de Brito Peixoto. O local ainda abriga um pedaço da pele do santo, vindo da Itália, e a famosa tela de Nossa Senhora da Conceição, do pintor Victor Meirelles.
Sabia que há uma tradição na cidade? Na véspera do dia de Santo Antônio, à meia-noite, as solteiras batem à porta da igreja para que encontrem um novo amor. Dizem que dá certo! Será?

Por dentro, detalhes em ouro…

  • Casa Pinto D’Ulisséa

Uma casa de muito luxo para a época, 1866, foi inspirada em uma Quinta Portuguesa, revestida com azulejos importados de Portugal e um dos raros exemplos da arquitetura tradicional luso-brasileira. Foi uma importante casa de chácara, a primeira a possuir platibanda na cidade. É tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pertenceu a Joaquim José Pinto D’Ulisséa. Fica ao lado da Fonte da Carioca e chama a atenção pela linda arquitetura.

  • Museu Anita Garibaldi

O prédio data de 1735, primeira edificação construída para a fundação da Vila. No século 18, passou a ser a Casa da Câmara e Cadeia. Nesta edificação foi proclamada a República Catarinense, em 1839. A partir de 1949, o casarão passou a ser um museu. Em frente, a Praça República Juliana, no Centro Histórico de Laguna.

De braços abertos para quem chega na BR-101, já se pode avistar do alto do morro, dividindo o centro histórico e o Mar Grosso, à beira mar. Este monumento de Nossa Senhora da Glória foi construído em 31 de maio de 1953, pelo escultor alemão Alfredo Itaege. A paisagem lá de cima é incrível e imperdível…

Vista incrível para o Centro Histórico ou para o Mar Grosso

  • Ponte Anita Garibaldi

A Ponte de Laguna (ou Anita Garibaldi) é o mais novo cartão postal de Santa Catarina. A iluminação chama a atenção para a gigantesca ponte estaiada – e em curva – e é trocada durante toda a noite. A travessia fica sobre o Canal das Laranjeiras e foi inaugurada em 2015. A cor da ponte varia também de acordo com os meses. Por exemplo: em setembro, fica verde e amarela devido à independência; em outubro, fica rosa; etc. Na época do atentado na França, ganhou as cores daquele país.

Novo cartão postal da cidade e de Santa Catarina

  • Pesca artesanal com ajuda dos botos

A pesca artesanal com ajuda dos botos já virou atração em Laguna. Inclusive, canais de TV do Brasil e do mundo estiveram na cidade para registrar esse fenômeno raro. A cooperação dos golfinhos enche os olhos dos turistas e as redes dos pescadores artesanais da região. A “pesca cooperativa”, como os pesquisadores batizaram essa interação entre homem e animal, é uma tradição de Laguna. Inclusive, a cidade recebeu o título de Capital Nacional do Boto Pescador. O turista pode apreciar o fenômeno na Praia do Molhes, ao lado do Mar Grosso.

Enxergaram o boto?

Laguna tem muitos encantos e historias e em breve irei postar mais sobre lugares para conhecer, bem como detalhar os listados acima. Enquanto isso, que tal comecar a planejar a viagem para a Cidade Juliana, hein?

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial