Templo de Diana, em Nimes

Postado por: Amanda Menger

Famosa por ter criado um dos tecidos mais usados no mundo: o jeans, ou originalmente denin (uma corruptela pelo nome da cidade), a cidade de Nimes, no Languedoque-Rossilhão, sul da França, é um pedacinho de Roma. Passear pela cidade é relembrar um período em que a França era a Gália e fazia parte do Império Romano (não, Asterix e Obelix não ganham a guerra. O povo gaulês é derrotado por César e passa a integrar o território romano no século I a.C.).

????????????????????????????????????

????????????????????????????????????

????????????????????????????????????

????????????????????????????????????

É exatamente por conta deste passado romano que Nimes recebe tantos visitantes. Todos querem ver os atrativos que lembram este período, como a Arena de Nimes, o coliseu mais bem preservado. Outro ponto turístico é o Templo de Diana, que faz parte de um complexo chamado Jardins de La Fontaine, que reúne um jardim com fontes e a Torre Magna, parte de uma muralha também do tempo dos romanos.
O que restou do templo são ruínas. O edifício foi consagrado à deusa da caça e construído em honra a Otávio Augusto, o primeiro imperador romano, que governou entre 27 a.C a 14 d.C. Segundo historiadores, o templo foi reformado por volta do século II. Na Antiguidade teria sediado também uma biblioteca, mas há dados de que também teria sido uma terma.

????????????????????????????????????

????????????????????????????????????

????????????????????????????????????

Durante a Idade Média foi usado como capela do mosteiro de São Salvador, mas foi parcialmente destruída durante os conflitos religiosos do século XVI entre católicos e huguenotes (Reforma Protestante). Pouco tempo depois, um incêndio transformou o local nas ruínas atuais.
O lugar é bonito e é uma lástima que tenha sido destruído por brigas religiosas e depois por um incêndio. De qualquer forma, é uma obra impressionante, pois traz estas referências romanas. Nas minhas aulas sobre o Império Romano eu mostro as imagens aos alunos e eles ficam impressionados com os detalhes arquitetônicos que ainda são observáveis nas ruínas.

Serviço
►Endereço: Quai de la Fontaine, 3000, Nimes
►Horário: aberto diariamente, das 7h30 às 20h30

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial