Doces Maquiné, em Osório

Postado por: Amanda Menger

Gosto de infância. Este pra mim é a melhor referência aos Doces Maquiné. O puxa-puxa era um dos doces feitos por eles que era meu favorito na infância, assim como o mandolate. A empresa existe há mais de 50 anos e surgiu do intento visionário de Raulino Peretto e da esposa Teresinha. Hoje, são quatro lojas, com restaurante, que viraram ponto de parada obrigatório entre Porto Alegre e o litoral norte do Rio Grande do Sul.


A ideia surgiu quando Raulino voltou do serviço militar, realizado em Porto Alegre. Durante o período em que ficou na capital, achava difícil encontrar doces para comprar e ao encontrar uma rapadura feita em Santo Antônio da Patrulha, que estava à venda no Mercado Público de Porto Alegre é que veio a inspiração. Ao retornar para Maquiné, na época distrito de Osório, o irmão tinha começado uma roça de amendoim e então, com a ajuda da esposa deu início à produção de doces.

Inicialmente tudo era feito na casa dos Peretto e vendido pela região, em mercadinhos. Quando os filhos cresceram e quiseram estudar, a família mudou-se para Osório e abriu a primeira loja em 1982. Pouco tempo depois, além da loja veio o restaurante. Atualmente são quatro, localizadas na BR-101 (uma em cada lado da rodovia) e na RS-030, também duas, uma em cada sentido. Todas em Osório, tornando-se alternativas que facilitam o acesso, independente se o viajante está indo ou retornando do litoral.
A mais famosa e que tem a melhor fama é a da RS-030, logo depois de deixar a freeway, no caminho de quem está indo para a praia. Parei ali no Carnaval, quando estava vindo da Serra. Estava de carona com uma colega de trabalho e descemos por Taquara.

E o que tem de tão saboroso? No restaurante a pedida certeira é o pastel. Seja de carne ou de queijo. Eu como amo pastel de queijo, fui nesse e estava delicioso, muito recheado e bem quentinho, feito na hora. Tomei com um cappuccino e depois, um docinho. E aí o escolhido foi o também mega famoso sonho com mumu (traduzindo, tecla SAP, com doce de leite, gaúcho chama doce de leite pela marca mais famosa do doce fabricado no Estado, rs….). O sonho é chamado sonho de Santo Antônio, por ser uma iguaria famosa em Santo Antônio da Patrulha, município vizinho. Há também a opção de creme de baunilha, excelente também.

Jpeg

Jpeg

Na loja há uma infinidade de opções: pães, cucas, queijos, salames, bolachas, sequilhos, rapadura, mandolate (uma espécie de torrone), pé de moleque, puxa-puxa e as balas de coco são simplesmente as melhores balas de coco do mundo! Enfim, tem tanta coisa deliciosa que é impossível escolher uma só para levar.
E ir ao Doces Maquiné significa tirar foto da vaquinha que fica em frente. O animal é o símbolo da empresa, porque sem o leite seria impossível fazer estes doces tão deliciosos.

Serviço
►Site: http://www.docesmaquine.com.br/
►Endereço: Lojas na BR-101 duas e outras duas na RS-030, todas em Osório
►Horário: diariamente, das 7h30 às 21h

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial