Place de La Concorde, em Paris

Postado por: Amanda Menger

A segunda maior praça da França, a Place de La Concorde é o tipo de lugar que você vai passar várias vezes em uma visita a Paris e que é ótima para observar outros pontos turísticos e interessantes. A La Concorde está no meio do eixo La Royale, que liga a igreja de La Madeleine e o Palais Borboun, o prédio da Assembleia Nacional. Ela ainda está entre o Museu do Louvre e o Arco do Triunfo, ao final do Jardim das Tulheries e início da avenida mais famosa de Paris: a Champs Elysèes.

DSC_9135 (Copy)

A ideia de construir a praça, inicialmente chamada de Luiz XV surgiu em 1748. O objetivo era criar um espaço para colocar uma estátua equestre do rei Luiz XV, como comemoração a recuperação de sua saúde. O projeto foi do arquiteto Ange-Jacques Gabriel e foi colocado em prática em 1758, após um acordo com os herdeiros de John Law que era proprietário de parte da área, a outra já pertencia ao rei. Já a estátua de Luiz XV foi iniciada por Edmé Bouchardon e foi concluída por Jean-Baptiste Pigalle, em 1763. A conclusão da obra se deu em 1772.

DSC_0821 (Copy)

DSC_1724 (Copy)

DSC_9129 (Copy)

DSC_9146 (Copy)

Com a Revolução Francesa, em 1792, a estátua de Luiz XV foi derrubada e a praça passa a ser chamada de Praça da Revolução. Neste mesmo local onde os reis Luiz XVI e Maria Antonieta foram executados com a guilhotina, que funcionava na praça.
O nome La Concorde foi instituído em 1795, após o fim da fase do Terror. Estima-se que 1.100 pessoas foram guilhotinadas na praça.  Entre 1795 e 1830, a praça muda de nome, para Praça Luiz XVI e surgem projetos de erguer estátuas em homenagem a Carlos Magno, rei fundador da dinastia Carolíngea e do rei Luiz XVI. Mas nenhuma sairá do papel. Com a Revolução de 1830, o local volta a ser chamado de Place de La Concorde.

DSC_9136 (Copy)

DSC_9143 (Copy)

DSC_9147 (Copy)

Logo em seguida, em 1831, o vice-rei do Egito, Mehmet Ali oferece à França dois obeliscos. As peças antes faziam parte do palácio de Ramsés II, em Tebas. O primeiro e único (o outro foi extraviado no caminho) chegou em 1833 e o rei Luiz Felipe I indica a La Concorde para receber a peça, finalmente instalada em 1836. As fontes que circundam o obelisco são projetos do arquiteto Jacques-Ignace Hittorff.
Durante o inverno, de meados de novembro a fevereiro, a Place de La Concorde vira sede de uma roda gigante de onde é possível ver Paris do alto.

DSC_1741 (Copy)

Serviço
►Site: www.paris.fr
►Metrô: La Concorde

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial