Museu L’Orangerie em Paris

Postado por: Amanda Menger

O local onde antes se cultivavam e estocavam laranjas para que os monarcas franceses tivessem sua cota de vitamina C (é comum tomar suco de laranja no café da manhã na França), hoje é um dos museus mais legais de se visitar na Cidade Luz. O Museu L´Orangerie é a casa de muitas obras impressionistas e pós-impressionistas. O museu existe desde 1927 e foi criado a partir da reforma das estufas do antigo Palácio das Tulherias.

DSC_9074 (Copy)

DSC_9102 (Copy)

DSC_9119 (Copy)

O acervo do L´Orangerie conta com obras de Cézanne, Matisse, Modigliane, Monet, Renoir, Soutine, Sisley, Picasso, entre outros, além das exposições temporárias. O grande destaque são os painéis grandiosos com as ninfeias de Monet. Inclusive Monet foi quem orientou a reforma do espaço para que ele pudesse ser adaptado às obras, como é o caso das salas com paredes ovais.

DSC_9078 (Copy)

DSC_9080 (Copy)

DSC_9081 (Copy)

DSC_9083 (Copy)

As Ninfeas foram doadas por Monet ao governo francês, já outras obras do acervo fazem parte da coleção de Paul Guillaume, um comerciante de arte. Ao redor do museu, há várias esculturas, muitas delas de Rodin.
Para conhecer o L´Orangerie não é preciso muito tempo. Em cerca de duas a três horas é possível apreciar o acervo e entender um pouco mais sobre o movimento impressionista. A visita a este museu pode ser acompanhada de um almoço no Jardim das Tulherias, uma volta pela Place de La Concorde, uma visita a Igreja de La Madeleine, uma caminhada pela Champs Elyèese ou ainda a subida ao Arco do Triunfo. O Museu do Louvre fica ali pertinho, mas este é um programa para um dia todo, pois há muita coisa para se ver!

DSC_9086 (Copy)

DSC_9087 (Copy)

DSC_9090 (Copy)

DSC_9092 (Copy)

DSC_9099 (Copy)

DSC_9100 (Copy)

DSC_9106 (Copy)

DSC_9112 (Copy)

Além do L´Orangerie, é possível ver obras impressionistas no Museu D´Orsay e também no Museu do Senado, no Jardim de Luxemburgo. Quem quiser conhecer mais sobre a obra de Monet, o ateliê dele em Giverny é um day-trip, sendo possível fazer o bate e volta com os trens metropolitanos.

Serviço
►Site: http://www.musee-orangerie.fr/
►Endereço: Jardim das Tulherias/Place de La Concorde
►Metrô: Tulherias ou Concorde
►Horário: de quartas a segundas (fecha nas terças), das 9h30 às 18h
►Ingressos: 9 euros – faz parte do Paris Pass Museum

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial