Igreja La Madeleine em Paris

Postado por: Amanda Menger

A La Madeleine é uma das igrejas mais famosas de Paris. Consagrada a Maria Madalena, o prédio em estilo neoclássico é imponente e é visto à distância, na Place de La Concorde. As obras iniciaram em 1764, tendo o projeto refeito por Guillaume Couture, em 1777. Durante a Revolução Francesa a construção foi paralisada, sendo retomada em 1806, aí já com a ideia de ser um templo dedicado ao Exército. As obras foram concluídas em 1828.
Com a construção do Arco do Triunfo, em 1836, o local passa a ser uma igreja, tal como foi concebida inicialmente. A consagração a Maria Madalena veio em 1842.

DSC_0968 (Copy)

DSC_0978 (Copy)

Uma curiosidade: a igreja não tem sino e sua arquitetura neoclássica tem a influência de Napoleão. Quando estava no governo, ele fez um concurso para decidir qual arquiteto concluiria o projeto e levaria a obra ao final. Quem ganhou não levou e ele delegou a tarefa a Pierre Alexandre Vignon e este decide mudar praticamente tudo, dando então a cara de templo greco-romano ao espaço. A La Madeleine fica exatamente em frente a outro prédio com o mesmo estilo arquitetônico: o Palais de Bourbon, onde está situada a Assembleia Nacional. Entre uma e outra está o eixo La Royale, e no meio, a Place de La Concorde e o Obelisco egípcio.

DSC_0974 (Copy)

O frontão foi esculpido por Henri Lemaire, após a conclusão da obra, em 1833 e retrata o juízo final. No centro está Jesus e a sua esquerda está São Miguel e Maria Madalena, ajoelhada, pede pelas almas dos condenados.  As portas da igreja são de bronze e datam de 1837, por Henri Tiqueti e retratam Moisés e os Dez Mandamentos.

DSC_0982 (Copy)

DSC_0984 (Copy)

DSC_0986 (Copy)

DSC_0993 (Copy)

Outra diferença de La Madeleine: não há capelas laterais. Além do altar principal, há mais seis nas laterais dedicadas a Jesus, à Virgem Maria, São Vicente e Santo Agostinho, e as santas francesas Santa Clotilde e Santa Amèlie.

Serviço
►Site: www.eglise-lamadeleine.com
►Endereço: Place de La Madeleine
►Metrô: Madeleine
►Horário: diariamente, das 9h30 às 19h

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial