Vinícola Peterlongo, em Garibaldi

Postado por: Amanda Menger

Uma das memórias afetivas mais importantes da minha infância e adolescência é o momento da virada de ano. Amo o Réveillon! Toda aquela empolgação pelo ano que se inicia! E claro, em uma data tão especial não pode faltar uma bebida especial: o espumante. E Garibaldi é a terra do espumante. Um dos produtos mais conhecidos no Brasil e produzido por lá é a Espuma de Prata, da Peterlongo. Muito vi meus pais brindarem com ela e anos depois, eu também.

DSC_6393 (Copy)

E a marca, que inovou produzindo o primeiro espumante do país, não se estringe a este produto. Ao contrário! Atualizou a linha e introduziu novos produtos, incluindo espumantes e vinhos para conquistar o paladar e coração dos brasileiros.

DSC_6366 (Copy)

A vinícola Peterlongo, em Garibaldi, foi um dos pontos de visita durante a blog trip feita pelo Destino Mundo Afora, em julho, à convite da Secretaria Municipal de Garibaldi.

DSC_6404 (Copy)

A visita foi guiada pelo diretor de Marketing e sommelier João Ferreira. Com muita simpatia e conhecimento para dar e vender, João nos apresentou a vinícola, contando como o empreendimento de Manoel Peterlongo foi inovador e como ele foi um visionário. A vinícola foi construída com pedras de basalto e utilizou a geografia do terreno para permitir que o vento pudesse favorecer o processo de produção dos espumantes, pois lá no início do século 20 ele percebeu o que foi comprovado só recentemente: a vocação da serra gaúcha é para a produção de vinhos tipo espumante.

DSC_6421 (Copy) (Copy)

Essa vocação se deve ao tipo de clima e solo que são favoráveis à produção das uvas mais utilizadas para a fabricação dos espumantes, independente do método usado (tradicional ou charmat).

DSC_6428 (Copy) (Copy)

Durante a visita, pudemos conferir o salto que a Peterlongo tem dado nos últimos anos: de dívidas e quase falência a se renovar, equilibrar as finanças e empreender para continuar crescendo. Um grande espaço da vinícola está sendo revitalizado para se transformar em um centro de eventos. A previsão é concluir em setembro, pois a agenda com reservas para casamentos está lotada até o final do ano. Tivemos uma provinha a partir dos banheiros que já estão prontos e com certeza, formaturas, festas de 15 anos e casamentos serão absolutamente glamurosos!

DSC_6466 (Copy) (Copy)

DSC_6487 (Copy)

A vinícola conta também com um museu que reconta a história da família Peterlongo e mostra os instrumentos utilizados para a produção de espumantes e outros vinhos. Os antigos barris de carvalhos, gigantescos, serão transformados em suítes. Sim, a Peterlongo reservou algumas áreas dentro do vinhedo para colocar estes barris e transformá-los em suítes, como um hotel temático. Este projeto deve ser colocado em prática em breve, assim como o Cine Peterlongo, com almofadas, ao ar livre, aproveitando as belezas do lugar.

DSC_6475 (Copy) (Copy)

DSC_6471 (Copy) (Copy)

E pudemos nos deliciar, em primeira mão, com um novo projeto da vinícola: a degustação de produtos com a harmonização. A ideia é recepcionar pequenos grupos com pratos e bebidas que harmonizam, mostrando como é possível combinar sabores e texturas, tornando a experiência de degustação um verdadeiro deleite para os sentidos, ainda mais com a vista da sacada da vinícola, onde as mesas são montadas.

DSC_6525 (Copy) (Copy)

DSC_6531 (Copy) (Copy)

DSC_6534 (Copy)

DSC_6547 (Copy) (Copy)

Jpeg

Nesta demonstração, conhecemos alguns dos novos produtos que a Peterlongo introduziu a sua linha. Destes, amorzinho ao primeiro gole da espumante moscatel. Confesso, tenho um fraco por este tipo de produtos e com certeza, a da Peterlongo entrou na minha lista de queridinhos, junto com outras duas marcas da serra gaúcha. E isso não é bairrismo não! É a confirmação da excelência dos produtos.

Serviço:
► Endereço: Rua Manoel Peterlongo, 216 , Centro de Garibaldi
► Visitas: Os passeios ocorrem das 9h às 16h, mas devem ser agendados pelo telefone (54) 3462-1355.
► Loja: Aberta diariamente das 9h às 17h30.
► Site Peterlongo

O blog Destino Mundo Afora participou desta viagem a convite da Secretaria Municipal de Turismo de Garibaldi (RS). Passeios, hospedagem e alimentação estavam inclusos. Contudo, o texto é isento e reflete as opiniões verdadeiras da autora. A viagem ocorreu em julho de 2016.

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial