Fraiburgo é sede do I Fórum das Abrajet’s do Sul

Postado por: Tatiana Dornelles

Fraiburgo, no meio-oeste Santa Catarina, acolheu jornalistas de turismo que fazem parte da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet). O I Fórum das Abrajet’s dos três estados do Sul do Brasil (Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná) foi promovido pela entidade catarinense em parceria com o Hotel Renar. Cerca de 40 profissionais dos três estados ficaram hospedados no hotel de 4 a 7 de agosto de 2016. E nós estávamos presentes!

IMG_3221

Hotel Renar foi sede do Fórum das Abrajet’s

O Fórum contou com a participação de diversas autoridades do trade turísticos da região e dos estados, como o presidente da Santur, Waldir Valendowski; o presidente do Paraná Turismo, João Jacó Gimenez; bem como prefeitos das cidades vizinhas a Fraiburgo.
Para abrir o evento, palestrei sobre o Revezamento da Tocha Olímpica no país e minha experiência como Condutora, uma vez que a abertura ocorreria naquela noite. A ideia da palestra surgiu um dia antes e, infelizmente, não levei a tocha para que todos pudessem ver. No entanto, pude compartilhar da alegria de participar de um evento grandioso como as Olimpíadas Rio 2016, que tudo tem a ver com turismo.

IMG_2964

Minha palestra da experiência de ser Condutora da Tocha

Posteriormente, foram apresentados vídeos sobre o turismo nas regiões do Vale do Contestado, Rota da Amizade, Grande Oeste e Caminhos da Fronteira. Certamente, fiquei com ainda mais vontade de conhecer o estado catarinense…

IMG_2968

Apresentações do trade turístico

IMG_2979
Depois, como forma de buscar soluções para questões voltadas ao turismo no Sul do país, foi promovido um debate entre o presidente da Santur, da Paraná Turismo e do presidente da Abrajet/RS, José Carlos de Mello D’Ávila, tendo como mediador Wilson Macedo, hoteleiro e proprietário do Thermas de Piratuba Park Hotel.
O resultado foi a elaboração da Carta de Fraiburgo, documento oficial com reivindicações para desenvolver o turismo regional. A intenção é levar a carta aos conselheiros do Fórum Nacional do Turismo (Fornatur), em Brasília.

IMG_2976

Debate com presidentes da Paraná Turismo, Santur e Abrajet/RS

IMG_2982

Presidente do Paraná Turismo, João Jacó Gimenez, e presidente da Santur, Waldir Valendowski

IMG_2993

Proprietário do Hotel Renar, Edson Ziolkowski, recebe troféu Amigo da Abrajet-SC

Também fomos na empresa Fischer, onde conhecemos todo o processamento de maçãs, e ainda participamos de um passeio incrível com o Kaigang Aventura – mas os detalhes estarão em outro post.

IMG_3073

Visita ao Grupo Fischer

IMG_3213

Passeio no Kaigang Aventura

Além disso, participamos das comemorações alusivas aos 35 anos do Hotel Renar.

IMG_3154

Ovelha especial no almoço de aniversário do Hotel Renar

IMG_3158

O encontro foi organizado pelo presidente da Abrajet/SC, Evandro Novak. Os presidentes das associações gaúcha e paranaense, José Carlos de Mello D´Ávila e Antonio Claret de Rezende, respectivamente, também estiveram presentes no evento, assim como a presidente da Abrajet Nacional, Miriam Petrone.

A jornalista e blogueira de viagem Tatiana Dornelles é associada à Abrajet/SC e, por isso, o blog Destino Mundo Afora participou desta viagem. Passeios, hospedagem e alimentação estavam inclusos. Contudo, o texto é isento e reflete as opiniões verdadeiras da autora. A viagem ocorreu em agosto de 2016.

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial