Igreja de Saint Sulpice, em Paris

Postado por: Amanda Menger

Famosa pelo livro e filme “O Código Da Vinci”, de Dan Brown, a Igreja de Saint Sulpice fez parte das nossas visitas a Paris, em abril de 2015. A igreja tem alguns diferenciais, um deles, talvez o mais chamativo sejam as torres: elas são diferentes.

DSC_0151 (Copy)

DSC_0148 (Copy)

DSC_0153 (Copy)

Outro ponto que chama a atenção é exatamente o que fez o sucesso na obra de Dan Brown: o meridiano de Paris. O sacerdote Languet de Gercy encomendou em 1743 ao relojoeiro e astrônomo Henry Sully que construísse uma linha de latão rente ao chão para marcar os meridianos que se estende a um obelisco de 11 metros de altura em uma parede, junto foi instado um sistema de lentes em uma janela, desta forma, ao meio dia do solstício de inverno (21/22 de dezembro) a luz do sol passa pela janela e fica exatamente em cima da linha de latão. Desta forma, a partir do solstício de inverno, o sacerdote da igreja conseguia definir o dia de comemoração da Páscoa.

DSC_0160 (Copy)

DSC_0165 (Copy)

No filme e no livro, esta linha é chamada de Linha Rosa e Saint Sulpice teria abrigado um “quartel general” do Priorado de Sião, o que seria observado nos vitrais com as letras P e S, e ainda que o túmulo de Maria Madalena teria sido abrigado no local. Com a fama das obras, os turistas passaram a visitar em maior fluxo o local e o pároco da igreja escreveu um cartão explicando que nunca chamaram esta faixa de Linha Rosa e que as letras P e S são referências a São Pedro e São Sulpício e que o prédio nunca foi um templo pagão, mas sempre cristão, desde o século X, quando era uma pequena capela ainda da época do Império Franco.

DSC_0155 (Copy)

DSC_0158 (Copy)

DSC_0162 (Copy)

DSC_0163 (Copy)

A igreja guarda vários afrescos e esculturas de santos e passagens bíblicas. A igreja é muito iluminada e clara em decorrência das janelas muito grandes e amplas. Além do espaço da igreja mesmo, há visitas também na cripta, onde há túmulos de figuras importantes da história do monumento e também da nobreza francesa. Para quem visita Saint Sulpice, não pode deixar de aproveitar e ficar um pouquinho na praça em frente a igreja, o destaque é a fonte.

DSC_0171 (Copy)

Serviço
►Site: Saint Sulpice
►Visitas guiadas: Na igreja: aos sábados das 14h30 e 17h30 e aos domingos, às 14h30; na cripta, no segundo e quarto domingo às 15h30; visita às torres, no quarto sábado do mês às 14h. As visitas devem ser programadas pelo e-mail visites@pssparis.net
► Horário de funcionamento: diariamente, das 7h30 às 19h30.

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial