Teatro São Pedro, em Porto Alegre

Postado por: Amanda Menger

Referência no Centro de Porto Alegre, morria de curiosidade para conhecer o famoso Teatro São Pedro. A oportunidade veio em 2013. E para assistir a um dos mais tradicionais espetáculos encenados no palco deste teatro, o musical “Tangos e Tragédias”.
Desde criança via na TV as propagandas chamando para mais uma temporada do Tangos no São Pedro. Este espetáculo foi realizado desde os anos 1980 até 2014, quando um dos integrantes da dupla faleceu.
Mesmo que a minha cidade natal não seja longe de Porto Alegre, o fato de não ter onde ficar e o custo da atração pesavam e sempre adiávamos. Eis que em 2012, meu irmão passou no vestibular da UFRGS e foi morar em Porto Alegre. Era o que faltava para finalmente realizar uma série de pequenos desejos, especialmente aqueles culturais, pois a oferta existente na capital é superior as demais cidades.

DSCN1560 (Copy)

DSCN1561 (Copy)

Mesmo estando em cartaz há mais de 20 anos, os ingressos para o Tangos esgotavam rapidinho. Conseguimos comprá-los já no final da temporada. Já na entrada do prédio, estacionavam um ônibus destes escolares, amarelos, e logo na placa o destino: Sbórnia, a ilha flutuante que “encalhava” desde os anos 1980 em Porto Alegre nos verões.
Chegamos cedo e logo entramos para ver como era o teatro. Ele é simplesmente incrível! A decoração é opulenta, muitos objetos de outras décadas, os grandes lustres de cristal, tudo para impressionar.

DSCN1568 (Copy)

DSCN1571 (Copy)

A construção do teatro começou em 1834, mas teve de ser interrompida devido às lutas da Revolução Farroupilha (1835/1845). As obras foram retomadas em 1850 e o prédio, em estilo neoclássico, foi inaugurado em 1858. Logo em seguida, em 1861, foi desapropriado e tomado pelo poder público estadual.
Depois de 100 anos de muitos espetáculos e apresentações de dança, música, teatro, o espaço foi interditado. Se não fosse pela luta da diretora Eva Sopher, sabe-se lá o que teria acontecido ao São Pedro. O prédio foi reformado a partir de 1975 e foi reinaugurado em 1984. Ao lado do teatro fica o Multipalco, projeto de expansão, que conta com outras áreas e salas para atividades culturais.

DSCN1578 (Copy)

DSCN1581 (Copy)

O espaço está aberto a visitação do público (que pode incluir ou não a sala principal, às vezes, dependendo do espetáculo agendado esta área pode estar fechada ao público). O teatro também conta com chapelaria, cafeteria e loja.
Para quem visita Porto Alegre em janeiro, observe quais são os espetáculos que estão em cartaz no “Porto Verão Alegre”. Muitas peças estão em cartaz também no São Pedro e o preço é muito mais amigo por fazer parte deste evento que visa incentivar o público a ir ao teatro.

Serviço:
► Horário: de terça a sexta, a partir das 12h. Sábado e domingos a partir das 16h (18h em janeiro).
► Endereço: Praça Marechal Deodoro, s/n°, Centro Histórico
► Site: http://www.teatrosaopedro.com.br/

Fotos: Destino Mundo Afora
Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial