Como é voar pela KLM

Postado por: Amanda Menger
A Royal Dutch Airlines, a KLM, é uma companhia aérea com sede na Holanda e pertence ao mesmo grupo da Air France. Viajamos com a KLM em abril de 2015, na rota São Paulo-Amsterdã.

A viagem de férias deste ano foi uma verdadeira maratona. Saímos de Porto Alegre para São Paulo, em um voo da Gol que serve às empresas parceiras como a TAP, Air France e KLM para os passageiros com destino à Europa. De São Paulo viajamos para Amsterdã com a KLM. Da capital holandesa pegaríamos outro voo, já com a Air France, para Paris. Chegando em Paris, ainda no Aeroporto Charles De Gaule pegamos um trem para Montpellier, no Sul da França, nosso primeiro destino de férias. Total da viagem? Umas 30h…

O voo com a KLM foi em um Boeing 777-300ER. A viagem foi bastante agitada. Tivemos vários momentos de turbulência.  Fora isso, tudo correu bem, ao pelos menos quase tudo, a chegada a Amesterdã foi confusa. Logo explico porque.
O embarque ocorreu de forma tranquila, e decolamos pontualmente às 19h15. Inicialmente a tripulação ofereceu um lanchinho salgado, com água e refrigerante. 
Por volta das 22h serviram a janta. Tinha duas opções de pratos quentes. Antes de chegarmos a Amsterdã também foi servido café, com um sanduíche. A oferta foi simples. Neste ponto, a Air France foi mais requintada.

A parte de entretenimento é boa. Tinha vários canais com filmes e séries, tanto obras novas quanto outras mais clássicas. Aproveitei e vi A Teoria de Tudo, que estava em cartaz em alguns cinemas, mas em Tubarão não veio. Engraçado, porque eu comprei o livro exatamente para ler na viagem….
O espaço entre as poltronas era confortável, mesmo nas fileiras com três assentos, como era o nosso caso. O terceiro passageiro era um rapaz e ele foi bastante simpático, trocou de lugar comigo, pois ele tinha ficado no meio, entre eu e a mãe. Quando estávamos chegando em Amsterdã, o piloto anunciou as condições do tempo e eu fiz uma piada sobre isso não ser frio para gaúcho e ele riu, completou a brincadeira, dizendo que aquilo era temperatura (10ºc) que obrigava a colocar uma regata e contou que era gaúcho de Passo Fundo.
O problema da viagem foi quando estávamos quase chegando em Amsterdã. A um hora de pousar, o aeroporto de Schiphol não autorizou o pouso. Determinou que era para dar voltas. Com isso, o pouso atrasou em 40 minutos. Isso foi o suficiente para que eu ficasse nervosa, pois tínhamos outro voo em seguida e o tempo entre eles era de duas horas. Assim, teríamos pouco mais de 1h para passar pela imigração, achar o novo ponto de embarque e fazer o check-in com a Air France.
Não bastasse esses 40 minutos, o atraso se tornou ainda maior com uma falha na chegada ao terminal. O finger não encaixava e foi necessário fazer uma nova manobra e esperar que liberassem a saída. Mais 30 minutos de atraso.
O nosso medo era com isso perder o voo para Paris. Como as passagens foram compradas juntos, nos realocariam em outro voo da Air France, mas aí perderíamos as passagens de trem para Montpellier e teríamos que desembolsar uma pequena fortuna para chegar ao Sul.
No fim, com menos de uma hora entre um voo e outro, ainda conseguimos fazer tudo o que precisava ser feito. Você pode até pensar: uma hora, dá tranquilo! Isso se o aeroporto não estivesse em obras, lotado e muito mal sinalizado. O local da imigração tinha mudado e as indicações estavam zoadas. Bateu um nervoso monstro e quem disse que eu conseguia pensar e falar em inglês? Entendia tudo pela metade e falava tudo pela metade. 

Se viajaríamos novamente pela KLM? Com certeza! Os problemas na chegada poderiam ter ocorrido com qualquer empresa. A tripulação foi simplesmente ótima. Era fazer o menor sinal já tinha alguém para atender. Foram muito prestativos e gentis, falando devagar em inglês e alguns arriscando palavras em português, além de muito sorridentes.

Fotos: Destino Mundo Afora


Gostou?

Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial