Igreja São Pelegrino, em Caxias do Sul

Postado por: Amanda Menger
Se você for a Caxias do Sul e tiver pouco tempo, esforce-se pelo menos um pouquinho para conhecer o cartão postal da cidade: a Igreja de São Pelegrino. Para visitá-la não precisa ser religioso, basta querer ver belas imagens.

A igreja fica na av. Rio Branco, mas pode ser acessada por outros pontos, como a rua Sinimbu (ela bem dizer fica no fim da rua). Ela tem características arquitetônicas do Renascimento, lembrando o gótico, com as ogivas e rosáceas. Nesta quarta começaram as comemorações pelos 70 anos da igreja. A torre é incrivelmente alta e nas fotos é difícil enquadrá-la para aparecer a porta central e a torre.

O que a igreja tem de especial? Ela é uma obra de arte. Ela foi pintada com afrescos de Aldo Locatelli. Esta igreja é conhecida como a Capela Sistina brasileira, em uma referência aos afrescos de Michelângelo, na Sistina, no Vaticano.

 

A imponência da igreja se dá pela altura da torre, em um segundo momento pelas três portas feitas em bronze. Elas remetem à Justiça, a Paz e ao Amor. No frontão da porta principal, a da Paz, Locatelli recontou a história da imigração italiana para o Rio Grande do Sul. Ainda na porta da paz, tem uma homenagem a Ana Rech. Ela saiu da Itália, no fim do século 19, com 12 filhos, o marido a abandonou no porto, ficando na Itália. Ao chegar ao Brasil, precisou desbravar a região de Caxias, e abriu uma espécie de restaurante para atender os tropeiros que passavam por Caxias em direção a Vacaria. Em uma noite, uma criança foi abandonada em sua porta e ela a acolheu e criou 13 filhos.
Na região onde era o restaurante é hoje o distrito de Ana Rech.

 

Na entrada ainda da igreja há uma réplica da Pietá de Michelângelo. É uma linda imagem de Nossa Senhora segurando Jesus, após ele ser retirado da cruz.
Bem, agora vamos a igreja em si. Quando entrei levei um choque. Mesmo em um dia nublado, a igreja estava bem clara. O teto é todo pintado com afrescos: um deles é a criação do mundo, a criação do homem, a expulsão do paraíso e o maior deles, o juízo final. Nas paredes laterais, há desenhos de anjos e quadros com as estações da via cruzes (mas os quadros de Aldo Locatelli têm um traço completamente diferente do usado nos afrescos. Eles são modernistas e lembram um pouco de Portinari, um contraste maravilhoso).

 

No altar-mor em afresco também está a Santa Ceia e abaixo, representações dos apóstolos como animais. Nas laterais do altar, duas imagens, a de São Pelegrino e de Nossa Senhora do Caravaggio.

Fui duas vezes à igreja. A primeira na segunda-feira com o pessoal do passeio Caminhos da Colônia (o ponto de partida é sempre a igreja) e na quarta-feira fui sozinha. Queria ver se teria diferença na iluminação em um dia de sol (na segunda estava nublado). É impressionante, com a luz do sol, fica mais suave, tem um efeito dourado, no dia nublado, é mais dramático, mais acinzentado, azulado.

Fotos: Destino Mundo Afora

 

 
Gostou?

Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial