Nova Veneza e a 10ª Festa da Gastronomia

Postado por: Amanda Menger

Nova Veneza é uma pequena cidade do sul de Santa Catarina colonizada por imigrantes italianos. Com cerca de 13 mil habitantes, conforme dados do IBGE 2010, a cidade é organizada, charmosa e com construções antigas, que chamam a atenção de quem visita.
Estive no município para conhecer o X Festa da Gastronomia de Nova Veneza, evento que atrai turistas de toda a região e de outras partes do estado catarinense. A programação ocorreu de 19 a 22 de junho, com shows, comida típica italiana, desfile e o tradicional baile de máscaras.

Passamos o domingo na cidade, último dia de evento, mas foi muito divertido. Chegamos cedinho para poder assistir ao desfile, marcado para 9h30. O que achei interessante é que as famílias que ajudaram a colonizar Nova Veneza saem na avenida, com faixas e fotografias antigas. Inclusive, algumas pessoas usam roupas tipicamente italianas. Outra coisa que achei superlegal é que as famílias distribuem para os espectadores laranjas, queijos, balas, entre outros produtos, muitos feitos por eles.

Na área gastronômica, toda coberta para o caso de chuva, havia barracas com os mais variados tipos de alimentos e bebidas. Foi difícil escolher o que iríamos comer e optamos por entrevero no pão, que vem caprichado. Para beber, fomos de chope, claro…
Mas o que realmente não gostei de toda a festa foi a dificuldade para encontrar lugares na área de alimentação. Não havia mesas e nem cadeiras à disposição e tivemos que esperar um bom tempo até conseguir. E só conseguimos porque um gentil senhor viu que estávamos com quatro cadeiras e nenhuma mesa e nos ofereceu. Notei que as pessoas “marcavam” lugares e não saíam mais para os turistas poderem usufruir do espaço. E isso, sinceramente, não achei legal…

Passeamos um pouco mais pela área gastronômica, onde encontramos ainda um estande onde estavam produzindo melado e outro caldo de cana, com os bois girando a engrenagem.

Mas, claro, a cidade tem outros atrativos (que vamos mostrar em outro post). Entre eles, está a gôndola, que foi doada por Veneza, na Itália, para o município. É um ponto turístico bastante visitado, de onde é possível fazer fotos ou apenas imaginar que está navegando pelos canais da cidade italiana.
Durante o evento, além de fotografar de graça, também era possível comprar uma fotografia profissional, com a logo da Festa da Gastronomia. Pegamos fila, batemos a foto, pagamos R$ 10,00 e ficou pronta na hora. Entretanto, quatro anos antes já havíamos visitado a cidade e a gôndola. E foi até mais divertido, pois na época batemos muitas fotos…
Além disso, fizemos algumas fotos com os mascarados, que lembram os bailes de máscaras proporcionados em Veneza. E, como já contei, em Nova Veneza também ocorre um baile durante a Festa da Gastronomia. Ainda não fui, mas a vontade ficou ainda maior depois de conhecer o evento…

A gastronomia de Nova Veneza se baseia no macarrão rústico, polenta, queijo pré-fermentado (puína), queijos coloniais, salames, carnes e galinhas ensopadas, saladas de batatas com ovos, pães e outros pratos. Todas as delícias podem ser encontradas nos restaurantes e cafés coloniais da cidade, bem como na própria Festa da Gastronomia, claro!
Em Nova Veneza há ainda edificações centenárias, construídas na época da colônia e que hoje fazem parte do Patrimônio Histórico de Santa Catarina, bem como o Museu do Imigrante, entre outras atrações. Então, quem não conhece a cidade, vale a pena a visita.

 Foto: Destino Mundo Afora 

Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial