Chilenas viajam de bicicleta para conhecer o Sul do Brasil

Postado por: Tatiana Dornelles
As amigas Valeria Paz Morales Muñoz, 24 anos, e Sofia Troncoso, 25, saíram de Santiago, no Chile, com um objetivo comum: viajar de bicicleta para conhecer o Sul do Brasil. As jovens são escoteiras e estão hospedadas na casa de praia, em Jaguaruna, de uma família integrante do movimento escoteiro em Tubarão.
Valeria e Sofia saíram do Chile em dezembro de 2013 para participar de um acampamento escoteiro em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o II Moot Scout Interamericano. De lá, seguiram de bicicleta pelas cidades gaúchas até chegar a Santa Catarina. “Paramos em alguns municípios para dormir, como Santo Antônio da Patrulha, Tramandaí, Capão da Canoa (ambas no Rio Grande do Sul), até chegarmos a Santa Catarina. Aqui, ficamos dois dias em Passo de Torres e dois duas em Araranguá. Aí, paramos no balneário Camacho, em Jaguaruna, na casa de praia da família escoteira”, conta Valeria. Elas estão hospedadas na casa de praia dos escotistas Tânia e Rogério Dornelles, que são do 9º Grupo Escoteiro Tubarão.
004-familia escoteira
Conhecer o Brasil já era um desejo das duas, entretanto, foi Sofia quem incentivou Valeria a sair, em sua companhia, pela estrada de bicicleta. “O mais interessante da nossa viagem é que não sabemos onde vamos estar amanhã. Todos os dias, traçamos um novo roteiro, muitas vezes com indicações dos amigos que fazemos na estrada”, relata Sofia, que revela que as duas escrevem, todos os dias, o diário de viagem. “Cada um tem o seu, pois as percepções são diferentes”.
Segundo as escoteiras chilenas, a visão que tinham dos brasileiros e do próprio país mudou completamente ao chegar em “terras tupiniquins”. “Sempre achamos que os brasileiros amam futebol e colocavam o esporte em primeiro lugar. Acima de tudo, até mesmo da educação e saúde. É essa a imagem que passam para a gente. Mas vimos que muitos brasileiros estão indignados com a realização da Copa do Mundo aqui. Isso mudou completamente o conceito que eu tinha dos brasileiros”, explica Valeria.
capa_
Sofia ainda ressalta que esperava encontrar “futebol, samba, pessoas bonitas e praias”. “Era isso que achávamos que iríamos encontrar no Brasil. Por enquanto, só não vimos futebol. Estamos aprendendo muitas coisas diferentes. Viajar é a melhor forma de conhecermos nós mesmos, principalmente ao descobrir culturas distintas das nossas”, acrescenta.
As amigas pretendem passar ainda pelas praias da região até chegar a Florianópolis. De lá, a intenção é seguir rumo a Curitiba, no Paraná. Valeria e Sofia são integrantes do Grupo Escoteiro San Marcos, distrito Pedro de Valdivia, em Santiago, no Chile.
Fonte: Tatiana Dornelles | Diário do Sul
Fotos: Destino Mundo Afora
Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial