Criação de Trutas do Professor Hélio, em Urubici

Postado por: Tatiana Dornelles

Quando visitamos Urubici, na serra catarinense, conhecemos diversos pontos turísticos da cidade e, inclusive, achamos todos incrível. Um lugar em especial foi indicado pelo nosso amigo Wirto: a criação de Trutas do Professor Hélio Antunes de Souza, que é biólogo e um dos pioneiros na introdução da truta em Santa Catarina.
Pegamos o endereço e fomos visitar o lugar, sem saber se poderíamos ou não entrar, uma vez que era domingo e não havíamos avisado com antecedência. Mas, chegamos no local e fomos muito bem atendidos pelo Gustavo, que alimentava as trutas naquele momento.

truta1

No local, é possível conhecer todo o processo de criação da truta, desde a incubação do ovo até o peixe atingir o peso de abate, que é a partir de 300 gramas. Somente no berçário são produzidos dois milhões de ovos para gerar um milhão de avelinos e, para engordar os peixes, são consumidas mensalmente cerca de 30 toneladas de ração especial.

truta2
Ao todo, o local tem 67 tanques e um sistema de circulação de água. Em cada tanque há, em média, de 600 a 1,2 mil quilos de peixes, que são separados de acordo com o tamanho e o sexo: machos adultos, fêmeas reprodutoras e filhotes. Assim, por mês, o criadouro produz de quase 15 toneladas do peixe, que é distribuído para vários lugares do Brasil.

truta3
As trutas são de diversas cores (escuras, amarelas e azuis) e, inclusive, o local é o único no mundo a manter a reprodução da truta azul em cativeiro (esta é de uma linhagem rara). Apenas a título de conhecimento, a truta surgiu na região da Serra da Nevada, nos Estados Unidos, e no Brasil foi introduzida em 1949 com a importação de alevinos da Dinamarca. Gustavo nos explicou ainda que todos os projetos foram desenvolvidos pelo professor Hélio, que há mais de 30 anos é pesquisador da espécie na região serrana.

truta4

truta6
Aproveitamos os tanques e testamos nossa GoPro, para verificar se funcionava debaixo d’água (claro, com permissão do Gustavo) e as cenas ficaram muito legais… O criadouro Trutas do Professor Hélio fica a cerca de dois quilômetros do centro de Urubici, não vende peixe no local e não cobra a entrada. Vale a pena conhecer!!

truta5

truta7

Localização
Av. Adolfo Konder, 1922 Ap 1 – Tracado
Contato: (49) 3278-4079

 

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

3 comentários

  1. Edelar Luiz Comparin disse:

    Necessito comprar truta viva para pesque pague. Tem quem indicar?
    Estou a 50 km de São Bento do Sul – SC

    1. Oi, tudo bem? Infelizmente, só conheci esta criação de trutas mesmo… 🙁 Boa sorte na procura.

    2. Fernando Cesar Rosa disse:

      Prezado,

      NA cidade de Schroeder há um pesque e pague…..e lá tem a criação também.
      Acho que é Trutário Arco Iris.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial