Machu Picchu, no Peru, produz sensações maravilhosas

Postado por: Tatiana Dornelles


Surreal! Talvez seja a palavra mais correta para descrever as ruínas de Machu Picchu. Um local único, sensacional, capaz de produzir sensações maravilhosas naqueles que o contemplam.
O lugar é de difícil acesso. Existem diferentes formas das quais se pode chegar. Trilhas das quais os incas utilizavam-se, caminhadas para os mais diversos gostos, contudo há também um caminho mais cômodo, no qual se utiliza um trem que liga a comunidade de Oilantaytambo (cidade inca de grande importância agrícola) a Águas Calientes, conhecida por seus banhos com águas vulcânicas, para assim, posteriormente, adentrar um ônibus que leva os passageiros por um caminho estreito, íngreme e curvilíneo até a entrada do sítio Machu Picchu.
Após alguns minutos subindo escadas de pedras para facilitar o acesso, então, as palavras faltam e um suspiro de encantamento, surpresa e admiração são o máximo que se pode fazer diante de tamanha beleza imponente.
Passado o êxtase e adentrando as ruínas, fica difícil entender como seres humanos desprovidos da alta tecnologia que se dispõe atualmente conseguiram erguer um templo tão grandioso para que seu rei governasse. É de dar inveja nos engenheiros do mais alto escalão da sociedade. Suas paredes, portas e janelas incrivelmente alinhadas e em formato de trapézio providenciavam uma segurança absurda, ainda mais quando se trata de uma das maiores zonas sísmicas do planeta.
Como se pode pensar em tantos pontos úteis para a sobrevivência de uma comunidade há tanto tempo? É impressionante visualizar o sistema de drenagem favorecedor da conservação do local até hoje, impedindo inundações. Quem sabe nossos secretários não tomam nota sobre como ter um bom sistema de saneamento com os incas?
O modo como dominavam as estações do ano era fantástico, baseavam-se num ponto específico da cidade e a partir dos raios solares da alvorada refletidos ali tomavam conhecimento de cada estação, possibilitando um rico sistema de irrigação e colheitas abundantes.
Certamente, para todos que são testemunhas oculares e desfrutam da magnitude de Machu Picchu, fica a sensação de que por mais que os historiadores, cronistase estudiosos tentem explicar o que houve naquela época e tudo o que foi citado acima, dificilmente se chegará a uma conclusão palpável sobre Machu Picchu. 
*Texto elaborado e enviado por Kelcion Correa e Elias Heleodoro. Foto: Arquivo Pessoal.

1 comentários

  1. Boa noite Tatiana, eu como peruano gostei muito das suas dicas, voce deveria percorrer todo o nosso país e eu se que vai se agradar mais e ate talvez nao vai quer voltar rsrsrsrsrs.
    Bom Tatiana eu sou formado em ciencias administrativas e turismo na universidade de Cusco, e já teve essa sorte de morar em Sao Paulo e agora que voltei para o Peru montamos aqui no Peru a nossa operadora de turismo chamada Viagens Machu Picchu, Operadora única e exclusivamente para os brasileiro que desejem conhecer Machu Picchu e Peru.
    Nos da Viagens Machu Picchu sempre estamos dispostos a ajudar a qualquer pessoa sem compromisso de compra e simplesmente queremos que tudos venham e curtam a nossas paisagens.
    Att: Juvenal Rondan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial