Capão da Canoa, no Rio Grande do Sul, oferece boa estrutura para turistas

Postado por: Tatiana Dornelles

Tudo bem que no verão os gaúchos fogem do Rio Grande do Sul rumo às belas praias de Santa Catarina. Mas Capão da Canoa, no litoral gaúcho, surpreendeu-me pela estrutura que oferece aos turistas. Claro que tem alguns fatores que diferem a praia gaúcha das catarinenses, como água do mar (bem!) gelada e de cor mais escura. E a maré alta (pelo menos, quando fomos, a extensão de areia era pequena). Talvez esses sejam alguns dos motivos que fazem com que os gaúchos não aproveitem ainda mais as suas praias… Mas, escolhas à parte.

Fui para Capão da Canoa com a família para assistir ao show do Guri de Uruguaiana e ficamos hospedados na casa de minha amiga Amanda Menger, também jornalista. Assim, tive o prazer de conhecer a cidade.

Fiquei completamente admirada com o que vi. Em toda a orla, há quiosques para os turistas (com milhos, lanches e bebidas…), com mesas e cadeiras na areia. Estes mesmos quiosques alugam barracas, onde se pode ficar com a família durante todo o dia aproveitando o sol e o mar.

 

Há ainda chuveiros instalados em diversos pontos da beira-mar, bem como banheiros químicos disponíveis gratuitamente. Postos de órgãos do governo (Sine, Corsan, Detran, Polícia Civil e Brigada Militar) têm espaços específicos para que o cidadão pague suas contas sem sair da praia.

 

Além disso, no verão a praia é lotada. Guarda-sóis “disputam” espaço na extensão de areia. E, à noite, a quantidade de pessoas nos barzinhos e restaurantes também é grande.

Mas a praia não é a única atração. A cidade é conhecida por ter os melhores sorvetes, com casas altamente especializadas no assunto. A variedade, pelo menos na Gelf’s Sorvetes (onde fomos apreciar), é enorme. Há sorvetes dos mais diversos sabores e o gosto é realmente indescritível para qualquer paladar. Vale a pena!
E as opções vão além de areia e sol. Há barzinhos para quem gosta de sair à noite. Capão da Canoa conta com uma ampla rede gastronômica, shoppings que abrem no inverno e no verão (alguns abrem apenas na temporada) e há boliche, casas noturnas, diversas praças, parques aquáticos… Fomos em um barzinho, cujo nome não me recordo (mas assim que descobrir, postarei, pois recomendo), com música ao vivo.

Outra coisa que me deixou fascinada foram as praças, bem conservadas, limpas e organizadas. Para quem pretende praticar esportes, existem quadras de vôlei, futebol e basquete, todas à beira-mar. Algumas praças contam com áreas para esporte, brinquedos e campo de futebol, ainda tendo uma parte apenas para lazer, encontrar os amigos e conhecidos, tomar chimarrão e jogar bocha. Vale conhecer…

Ah, as corujas buraqueiras também têm seu espaço bem definido. O local é cercado com grades e placas indicam os nomes das corujas: Zoio e Zóia. Os animais são monitorados pela Brigada Ambiental e chamam a atenção dos turistas, que param para fotografar.
O tempo foi pouco, mas ainda voltaremos para conhecer um pouco mais sobre Capão da Canoa. E, se você pretende conhecer a praia do litoral gaúcho, fica aqui a dica!

 

Fotos: Destino Mundo Afora
 
 
Gostou?

Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

1 comentários

  1. Amanda Menger disse:

    A "minha" praia é o máximo. Pena que naquele fim de semana o mar estava de ressaca, a faixa de areia é maior, tanto que os prédios da beira-mar não influenciam com a sua sombra à tarde. E o nome do bar é o Public, na avenida Paraguassú (sim, em Capão, o nome está grafado errado e as ruas da área central são todas com nomes indígenas, como Poty, Ararigboia, Ceci, Pindorama, Sepé, entre outras). No meu blog também tem uma postagem sobre a visita de vocês: http://www.pelaslentesdeamanda.blogspot.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial