Observação de baleias francas por embarcação: passeio inesquecível

Postado por: Tatiana Dornelles

Como já postei anteriormente, a Praia do Rosa, em Imbituba (SC), é um verdadeiro paraíso. Belas paisagens, praia, trilhas ecológicas, pousadas requintadas e baleias francas… Sim, de julho a novembro as baleias francas invadem o litoral catarinense em busca de tranquilidade e águas menos geladas. Com a chegada dos mamíferos, pessoas de vários cantos do Brasil vêm para observá-los, muitas vezes de longe (lá da praia), outras bem de pertinho. Tive a experiência incrível de chegar bem pertinho, através do passeio de barco para avistamento das baleias, oferecido pela operadora Vida, Sol e Mar. Na verdade, o passeio começa em Garopaba e segue pelo litoral até Ibiraquera. 

Praia do Rosa - Baleias 2012 124

Panorama

Antes de partirmos rumo ao mar, tivemos uma palestra proferida por uma bióloga do Instituto Baleia Franca e, depois, colocamos todos os acessórios necessários antes de entrar no barco: capa impermeável (para proteger a roupa da água) e o colete salva-vidas.
Mesmo no frio, a empolgação de chegar bem perto da baleias não deixou com que a água gelada, ao entrar no barco, estragasse o momento. Como ainda não há deck, é necessário entrar na água. O ideal, neste caso, é ir com calça legging ou algum outro modelo que dê para erguer sem molhar muito. Caso contrário, ficará com a roupa molhada por um bom tempo. 

Praia do Rosa - Baleias 2012 041

barco
Na verdade, o tempo favoreceu. Não tinha muito vento e o sol estava presente durante toda a manhã. Ah, também não esqueça de levar o protetor solar, mesmo que o dia esteja nublado. Esqueci completamente dele e saí de lá um pouco vermelha.

Praia do Rosa - Baleias 2012 045
O passeio de barco durou cerca de três horas e, dependendo da ocasião, ainda pode ser estendido. Durante todo o trajeto, as pessoas devem permanecer sentadas, por questão de segurança. Ao avistar a baleia, o barco desliga os motores, justamente para não atrapalhar o mamífero e deixá-lo à vontade. Quem decide se irá ou não se aproximar da embarcação é a própria baleia. E isso é respeitado!
Conseguimos avistar, naquela manhã, seis baleias, sendo quatro adultos e um mãe com o filhote. Uma delas, inclusive, passou por baixo do nosso barco. Outra colocou a cauda para fora, cena que todo fotógrafo quer registrar. E ainda outra baleia, bastante afastada, dava saltos nas proximidades do Porto de Imbituba.

Praia do Rosa - Baleias 2012 102

Praia do Rosa - Baleias 2012 080
Por falar em fotografia, o ideal é usar uma máquina fotográfica que possibilite vários disparos consecutivos. Ainda assim, não é garantia de que irá conseguir uma boa foto. Do barco, a visibilidade é meio ruim, pois a baleia fica a maior parte do tempo debaixo d’água, e a gente nunca sabe em que momento ou ponto do mar elas vão aparecer. Por isso, o ideal é também manter a câmera ligada, para não perder tempo. Além disso, a vista da costa também é incrível e vale a pena registrar também. 
Para quem tem problemas com enjoo, é bom prevenir e tomar antes de embarcar, pois o balancinho é constante.

Praia do Rosa - Baleias 2012 055

Enfim, quem ainda não teve a oportunidade de chegar bem perto das baleias e gosta de um lugar paradisíaco, não pode perder tempo! Embarque nesta viagem ao sul de Santa Catarina…

OBS: Para tristeza de muitas pessoas, o turismo de observação de baleias por embarcação foi proibido pela Justiça Federal em 2013 e, desde então, a luta é para que esse tipo de turismo volte a ser opção em Santa Catarina. Ao que tudo indica, pode ser retomado em 2016. Enquanto isso, é possível avistar os animais por terra.

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao
O blog Destino Mundo Afora participou desta viagem a convite da Associação Empresarial de Imbituba (Acim). Passeios, hospedagem e alimentação estavam inclusos. Contudo, o texto é isento e reflete as opiniões verdadeiras da autora. A viagem ocorreu em 2012.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial