Inverno: que tal subir a serra catarinense?

Postado por: Tatiana Dornelles

O inverno se aproxima e vem com tudo… É hora de tirar o cachecol, as luvas, os casacos e blusas de lã do armário para espantar as temperaturas baixas. E, claro, para quem gosta de viajar, é o momento de conhecer as cidades mais frias do país. Em Santa Catarina, a rota mais movimentada quando o inverno chega é a Serra do Rio do Rastro, que leva direto a São Joaquim, Lages e Urubici. A serra é bem íngreme e com curvas bem sinuosas e tem 1.421 metros de altitude. Em alguns pontos, é possível parar com o carro para bater fotografias. Entretanto, é no mirante que se tem a melhor vista da serra. Aliás, escrevi um outro post sobre o inverno na serra catarinense.

Depois de parar no mirante, comer pinhão e tomar um café quentinho, a dica é seguir para São Joaquim, conhecer a pequena cidade e bater foto no relógio que aparece nos telejornais em nível nacional (registrando as baixas temperaturas). E, se tiver sorte, pode até nevar… Pela cidade, há esculturas feitas por um artista local, chamado Elso Outuki. Além disso, em maio, ocorre a Festa da Maçã, que leva este nome devido ao produto cultivado na região.
Já em Urubici, há o Morro da Igreja, com 1.822 metros de altitude, o ponto mais alto habitado no sul do Brasil. Lá, já foram registradas as menores temperaturas do país. Desse morro, é possível observar a pedra furada, uma verdadeira escultura natural em forma de janela, ligando formações rochosas a exuberantes e preservadas matas nativas. Um visual deslumbrante… Muitas vezes, a impressão é de estar acima das nuvens.

Acima das nuvens!

Morro da Igreja…

Pedra Furada, Urubici (SC)

Além disso, para quem gosta de aventuras, tem a opção de subir também a Serra do Corvo Branco. Ela não tem curvas tão fechadas, mas em compensação a maior parte da estrada é de chão batido. Apenas na parte mais perigosa há asfalto e é possível parar para registrar o momento. Eu, por exemplo, já subi a Serra do Corvo Branco e desci pela Serra do Rio do Rastro, passando pelas cidades citadas. É também uma dica para quem quer conhecer as duas serras em uma única viagem.

Eu e Max

Mas, o mais importante: não importa em que época você vai… Sempre leve bastante roupa de frio… Afinal, as temperaturas são, geralmente, muito baixas. Principalmente para quem não está acostumado com o frio!

Fotos: Destino Mundo Afora
Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial