Feriadão – Dicas para viajar de carro sem problemas

Postado por: Tatiana Dornelles

O feriado prolongado está chegando e, com ele, a arrumação de malas, reservas de hotéis, lista de lugares para conhecer e coisas para comprar. Mas, para não ter problemas durante a viagem, não se pode esquecer do principal meio de locomoção: o carro. Antes de pegar a estrada, alguns cuidados devem ser tomados para não transformar a viagem dos sonhos em pesadelo.

1- Verificar se a documentação do carro e a carteira de habilitação estão rigorosamente em dia. Não há nada mais chato e até tenso ser parado em outra cidade/estado com os documentos atrasados. A multa é considerada gravíssima e, além de ter que pagar o valor, o motorista pede pontos na carteira. Além disso, deixe os documentos em um local de fácil acesso no caso de ser parado em uma blitz.

2- Fazer uma revisão no carro é essencial. Verificar freios, suspensão, balanceamento, estepe são imprescindíveis para garantir a segurança de todos que vão viajar. Enfim, o veículo deve estar em ordem!

3- Abastecer antes de pegar a estrada também é um item que não pode ser esquecido. Quem tem carro com gás natural veicular (GNV) deve verificar os postos que vendem o combustível, pois ainda há muitos lugares que não oferecem. Assim, deve preparar o bolso para o caso de ter que optar por gasolina ou álcool, que são um pouco mais caros.

4- Levar moedas e notas de pequeno valor ajudarão bastante quando passar por um pedágio. O ideal é dar o valor exato, para não ficar esperando troco e ainda ouvir reclamações dos motoristas na fila.

5- Carro limpo é sinal de higiene. Assim, nada mais confortável do que estar horas trancado em um carro cuja limpeza está em dia. Para não acumular lixo pelo carro todo, as sacolas plásticas são ótimas opções.

6- Um lanchinho preparado com amor pode ajudar quando não há nenhum local para lanchar no caminho. É sempre bom ter na bolsa alguns pacotinhos de bolachas, biscoitos, amendoim, entre outros alimentos para “beliscar”. Além disso, quem viaja com crianças tem sempre que ter à disposição alimento e água, muita água.

7- Feriado é sinônimo de filas (longas filas) nas estradas. Então, a sugestão é sair em horários alternativos. Durante a manhã, no meio da tarde (entre o horário comercial) e depois das 20 horas são os horários mais tranquilos para pegar a estrada.

8- O GPS é um ótimo aliado. Mas quem não tem pode optar pelas antigas (e ainda usadas) revistas-guias ou mesmo a internet, através do Google Maps. É fácil e dá todas as dicas de onde virar, por onde seguir…

9- Dar pequenas paradas em postos de combustíveis ou lanchonetes é essencial para descansar o corpo, que está tenso devido à estrada, ou para ir ao banheiro. Alongar o corpo ajuda a recuperar a energia e continuar a viagem com mais atenção.

10- Se for dirigir durante o dia, principalmente no verão, é bom usar protetor solar e usar roupas leves e óculos escuros. Já à noite, o ideal é parar em algum local para dormir, principalmente se a viagem for longa. Muitos acidentes ocorrem à noite justamente por ter o motorista dormido ao volante.

11- Levar DVDs ou CDs para ouvir durante a viagem é uma boa pedida. Em muitos lugares na estrada, o rádio não pega.

12- Evite bebidas alcoólicas na noite anterior à viagem ou festas que durem até tarde. Além de acordar com ressaca, a indisposição e o cansaço podem causar prejuízos ainda maiores. E mais: se for dirigir, não beba!

13- Viajar com crianças menores exige algo mais: as cadeirinhas. O modelo da cadeira deve estar de acordo com a idade da criança. Além disso, menores de 10 anos devem estar no banco trás.

14- Se o animal de estimação vai viajar junto, não deve estar solto no banco. Há lei específica para o transporte de animais, como uso de caixas ou cintos especiais de segurança, e o Código Brasileiro de Trânsito prevê punição para quem não cumpri-la.

Então, depois de verificar todos os itens para garantir a segurança e uma viagem tranquila, é hora de pegar a estrada e aproveitar o feriado… Boa viagem!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial