Festival Internacional de Balonismo em Torres (RS)

Postado por: Tatiana Dornelles

Cores e formas são estampadas no céu de Torres, no litoral gaúcho, todos os anos, com o Festival Internacional de Balonismo. Para quem gosta de pegar a estrada e de balões de ar quente, vale a pena conhecer esta praia do Rio Grande do Sul, principalmente no fim de abril e início de maio, quando ocorre o evento e a cidade fica bem mais colorida.

Balões sendo preparados para apresentações

Com a participação de pilotos de várias partes do Brasil e até internacionais, durante o festival é possível ver desde a maneira como os balões são enchidos até o momento em que “enfeitam” o céu.
Mas é claro que não tem somente isso. Se você tiver sorte e o dia estiver lindo e propício, ainda conta com a presença de parapentes e da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira (FAB), em uma apresentação espetacular. A entrada é gratuita e o local conta com praça de alimentação, shows e estandes.
Além disso, em Torres, é possível conhecer as inúmeras praias e os cânions. Atrações turísticas não faltam e envolvem a beleza da natureza, como o Parque Estadual da Guarita, o Morro Sul, o Morro do Meio, além do Morro do Farol.

Parque que dá acesso à praia e ao Morro Sul
Vista do Morro Sul

Para ir ao Morro Sul, uma escadaria de mais de cem degraus leva o turista ao topo e à uma vista incrível do parque e da Praia da Guarita (unidade de conservação), Praia da Itapeva, Morro do Meio e Dunas. Este lugar, também conhecido por Torre Sul, possui um paredão de frente para o mar. Já do Morro do Farol é possível avistar a Torre Sul e as praias, em um lindo cenário. Impossível não tirar fotografias…
No verão, a cidade é o ponto de encontro de surfistas e muitos turistas de várias partes do Brasil, além dos próprios gaúchos, que fogem de suas cidades de origem para desfrutar tudo o que Torres tem a oferecer: belas praias e a exuberância da natureza.

O Festival
O Festival de Balonismo em Torres iniciou por acaso. Em 1989, durante os preparativos da II Febanana, festa anteriormente realizada no município, os organizadores resolveram inovar e trazer alguns balões para a divulgação do evento. O interesse do público pelos balões foi tanto que, em outubro daquele ano, surge o 1º Festival Sulbrasileiro de Balonismo em Torres. A Febanana não mais se realizou no município, enquanto que o Festival de Balonismo passou a ser realizado anualmente, tornando-se o principal e mais tradicional evento da cidade.

Fotos: Destino Mundo Afora
Aviao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial